Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Março de 2005 às 13:41
Por: ADRIANE RANGEL

    Imprimir


O programa Por dentro do parlamento recebeu acadêmicos do 4º ano de odontologia do Instituto Educacional Mato-grossense (Univag- Centro Universitário). Segundo o professor de odontologia especializado, na área orientação vocacional, Alessandro Santana da Silva, é importante que todos os alunos conhececam as funções do parlamento.

”99% dos profissionais da área de saúde necessitam trabalhar no serviço publico estadual ou municipal. Com isso, há uma grande importância dos alunos aprenderem sobre as funções dos poderes Executivo e Legislativo”, afirmou.

Para o presidente da Assembléia Legislativa deputado Silval Barbosa (PMDB) a interação entre sociedade e políticos é importante para a divulgação dos trabalhos dos parlamentares. ”Nós deputados queremos que a população tenha acesso ao trabalho desenvolvido pelo Parlamento”, destacou Silval.

De acordo com o professor, qualquer profissional precisa de ações políticas voltadas para sua especialidade. Ele ressaltou que os alunos de qualquer escolaridade é preciso reivindicar seus direitos, independe da profissão que seja, tem que ser mais politizado. ”O que a gente vê são muitas pessoas reclamando, mas na verdade não sabem nem onde buscar seus direitos, este é o local onde podemos buscar aprendizado e ter noções de cidadania”, frisou.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer o acervo do Instituto Memória do Legislativo, onde estão registrados todos os documentos, atas de sessões com a atuação dos parlamentares desde 1834. ”É válido o processo de conscientização dos alunos. Assim como a participação deles na política, para conhecerem a história do Estado e passar a compreender mais o processo político”, explicou a secretária do Instituto Memória, Isis Catarina.

Também conheceram a presidência da Casa e conversaram com o deputado José Carlos da Pátio PMDB. Ele argumentou que o curso de Odontologia é muito eletizado e defendeu que é necessário formar dentistas e médicos para a saúde pública, principalmente no programa Saúde da Família que é preventivo. ”A uma necessidade de se rediscutir a política universitária na área saúde e socializar a Odontologia”, defendeu Pátio.

Na oportunidade o deputado J. Barreto reassaltou o trabalho do Programa por Dentro do Parlamento.





Fonte: Secretaria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353809/visualizar/