Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Março de 2005 às 10:39
Por: Juliana Cézar Nunes

    Imprimir


Maputo (Moçambique) - Menos de dois anos depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Moçambique, em novembro de 2003, o Centro de Estudos Brasileiros de Maputo voltou a receber uma delegação brasileira. Desta vez, liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

No centro, estudantes moçambicanos interessados em aprender português freqüentam aulas, procuram entender a cultura do Brasil e, em muitos casos, planejam estudar no país. Ainda este ano, o número de vagas para jovens moçambicanos nas universidades brasileiras deve aumentar. Atualmente, cerca de 25 estudantes por ano fazem curso de graduação no Brasil. "Precisamos aproveitar a proximidade da língua e reforçar ainda mais o intercâmbio de estudantes", defende Amorim.

O chanceler visitou a exposição Malangatana e o Imaginário Africano, uma coletânea da obra do pintor moçambicano Malangatana Ngwenya. Ele foi um dos artistas mais ativos durante a guerra civil em Moçambique, decorrente da descolonização e da luta pelo poder nacional. Nos quadros, o artista retrata o sofrimento de parentes, mulheres e crianças diante dos conflitos.

"Quando ele vem aqui, o centro fica totalmente lotado. As pessoas admiram muito seu trabalho", conta a diretora do centro, Alice Fontes. "Aqui é o ponto de encontro cultural entre Moçambique e Brasil. Temos realizado oficinas literárias e círculos de cinema com obras dos dois países. A troca é intensa", afirma.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353897/visualizar/