Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 10 de Março de 2005 às 07:32
Por: Gustavo Porto

    Imprimir


Araçatuba, 8 - A estiagem que já dura um mês em São Paulo e Paraná, principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil, traz apreensão para o setor sucroalcooleiro e até a revisão de estimativas de produção safra 2005/2006 da cultura. A supersafra próxima a 360 milhões de toneladas de cana já é questionada e especialistas do setor avaliam que ela deva chegar a, no máximo, 350 milhões de toneladas, reflexo apenas do crescimento de área plantada. "Se a seca continuar, corremos o risco de vermos até mesmo uma safra repetida no volume processado", disse Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool.

Na safra passada, o Centro-Sul produziu 327 milhões de toneladas de cana. Já o empresário e presidente da Usinas e Destilarias do Oeste Paulista (Udop), Luiz Guilherme Zancaner, afirmou que o índice de chuva em fevereiro na região apontada como a nova fronteira canavieira foi até cinco vezes menor que a média histórica. "Vamos rezar para que pelo menos chova nos próximos dez dias, pois até mesmo a antecipação da safra, para abastecer o mercado de álcool pode ser comprometida", afirmou Zancaner referindo-se ao início da safra 2005/2006, que deve ocorrer entre o final de março e o começo de abril.

Já para o diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Ângelo Bressan Filho, considerou ainda ser cedo para uma avaliação da safra, pois "o ciclo da cana-de-açúcar é muito longo e a cultura tem uma capacidade boa para se recuperar.", afirmou.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353963/visualizar/