Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Março de 2005 às 06:17
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A quarta emissora pública de tevê de Mato Grosso lançou ontem a sua nova programação cultural e educativa. Trata-se da TV Pixé, emissora da Cidade Educadora vinculada à Fundação Educacional de Cuiabá (Funec) e que vai ao ar pelo canal 23/TVN Cuiabá.

A TV Pixé faz parte de uma das políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) e busca integrar educação e mídia, possibilitando a utilização desse meio nas práticas educacionais das escolas da Capital. De acordo com o diretor da TV, João Negrão, a emissora tem como função associar uma programação de qualidade a objetivos educacionais, além de ser uma estimuladora da cultura regional, da ciência e tecnologia. “É uma tevê pública de qualidade que leva informação sobre cultura, esporte, lazer, entretenimento e documentários sobre a cidade”, disse.

Há ainda entrevista, debate e noticiário. Um dos documentários produzidos pela TV fala sobre um dos primeiros povoados da Capital, o Distrito da Guia.

O canal 23 é uma das estruturas educativas que compõem a Funec. Para o diretor técnico-científico da Funec, Sérgio Cintra, o próprio nome da TV é um resgate da cultura cuiabana, isso porque Pixé é uma referência à tradicional paçoca que leva canela, milho e amendoim torrados. “Por ser uma TV educativa, muito mais do que universalizar conhecimentos, tem o dever de produzi-lo com qualidade”, comento Cintra.

A emissora tem projetos de se tornar auto-suficiente por meio de parcerias com a iniciativa privada ou mesmo organizações não-governamentais (ongs) interessadas no patrocínio das atividades da emissora. As outras emissoras públicas no Estado são: TV Assembléia, Universidade da UFMT e Taiamã ligada à Unemat.




Fonte: Diário de Cuiaba

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354200/visualizar/