Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Março de 2005 às 10:47

    Imprimir


A maior parte do país registrou chuva abaixo da média histórica durante o mês de fevereiro, principalmente no Centro-Sul, que já enfrenta uma estiagem prolongada há 3 meses.Já na fronteira entre o Sudeste e o Nordeste, a chuva ficou bem acima do normal.

O leste do AC e o norte do AM e do PA concentraram os maiores totais de precipitação, ultrapassando 500 mm em algumas áreas.

A chuva também foi intensa no restante do Norte, no norte do MA e de MG, no sul da BA e no leste de SC, variando entre 200 e 350 mm.

Na maior parte do País, incluindo grande parte do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste, o volume de chuva oscilou entre 50 e 150 mm. Já no leste do Nordeste, em RR e em alguns pontos do Sul e de SP, a precipitação ficou abaixo de 50 mm.

Em relação à média histórica, o norte do PA e de MG e os estados do ES, da BA e do AC, apresentaram entre 100 e 200 mm a mais de chuva. Por outro lado, na maior parte do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, choveu entre 50 e 200 mm abaixo da média histórica.

A temperatura máxima média ficou acima de 30C na maior parte do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, entre 28C e 30C no leste do Sul e de SP e na Serra da Mantiqueira e abaixo de 28C nas áreas serranas do Sul. Já a temperatura mínima média ficou abaixo de 18C nas Serras do Sul, entre 18C e 20C no restante do Sul, em SP e no centro-sul de MG e de GO, entre 20C e 22C no MS, no RJ, no norte de MG, no sul da BA e nas serras do Nordeste e acima de 22C nas outras áreas do país.

O norte de GO, do MT e do CE, o sul do PA e o MT, foram as regiões que concentraram valores de temperatura acima da média, chegando a 5C no litoral norte do CE. Em contrapartida, no centro de SP e no sul do PR, a temperatura ficou até 3C abaixo da média histórica.

Os principais modelos climáticos evidenciam que o fenômeno El Niño não deverá influenciar o clima do país nos próximos meses, e a expectativa é de que a estiagem persista durante o mês de março em algumas áreas do Centro-Sul, principalmente no RS e no oeste dos estados da região.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354493/visualizar/