Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 05 de Março de 2005 às 13:25
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Estarão abertas até o próximo dia 25 as inscrições para o 1º Curso de Capacitação em Defesa Civil à Distância, promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Sivil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e que terá a participação de representantes de 1.902 municípios de diferentes Estados do país.

O curso, informa o secretário da Sedec, coronel Jorge Pimentel, formará agentes municipais de defesa civil com o objetivo de enfrentar desastres humanos e naturais e colaborar com a instalação de coordenadorias municipais de defesa civil, as Comdec. "É importante que a comunidade e o governo municipal estejam conscientes da necessidade de um órgão que possa trabalhar para a segurança da coletividade", afirma o coronel Pimentel.

Com início previsto para 2 de maio, o curso será gratuito e durará 30 dias. O participante receberá um livro texto, uma fita de vídeo e um manual que o orientarão sobre como se comunicar, por fax ou internet, com os tutores do curso, os quais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, estarão prontos para esclarecer todas as dúvidas. Os participantes também tomarão parte de duas videoconferências. Para receber o certificado de conclusão do curso, o aluno deverá redigir e apresentar à tutoria do curso um trabalho versando sobre a defesa civil.

O curso de Capacitação em Defesa Civil à Distância foi a criado com base na experiência do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conseguiu capacitar pessoas e organizar núcleos de defesa civil em todos os municípios do Estado. "As distâncias entre alguns municípios e capitais, na maioria das vezes, é muito grande e isso dificulta o deslocamento de um professor. A educação à distância é a solução para implementar órgãos de defesa civil em um país do tamanho do Brasil", afirmou o diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Paulo Góes.

A Sedec está investindo R$ 388 mil.na realização do curso, que será repetido no segundo semestre deste ano.. O objetivo da Sedec é instalar, até o final deste ano, coordenadorias de defesa civil em todos os municípios brasileiros. Hoje, 3.664 dos 5.566 municípios já têm estrutura de defesa civil. "O maior problema das coordenadorias municipais é a falta de recursos humanos bem preparados, bem treinados para administrar e aplicar os recursos existentes. De nada valerão recursos financeiros e materiais, se as pessoas não sabem usá-los tecnicamente", destacou Jorge Pimentel.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354828/visualizar/