Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 06 de Janeiro de 2014 às 19:52

    Imprimir


O Professor Carlos Roberto Graton, Natural de Catanduva-SP, hoje reside em Manacapuru-MA, ao completar 60 anos se propôs um meta, percorrer 4.200 quilômetros, Manacapuru-Brasília.


 
Tem por objeto cruzar os estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Brasília, o projeto elaborado por ele mesmo com o nome de “Cicloamazônico” em defesa da FLORESTA AMAZÔNICA, de acordo com ele é um evento de natureza científica - filosófica voltado à defesa das belezas naturais.


 
Graton, pretende realizar todo o trajeto de bicicleta, o ciclista de 60 anos quer demonstra também seu vigor físico, tendo como base nutricionais, peixe, pupunha, banana pacova, guaraná e castanha (do Pará), frutos da região amazônica.


 
Ao percorrer as cidades, pretende sensibilizar todos por onde passa e com isso montar um DVD DIDÁTICO, para o Brasil e para o Mundo em defesa da Floresta e uso racional dos recursos naturais, mais qualidade de vida e respeito aos povos da floresta, na preservação da sua cultura e costumes e contra a devastação dos projetos faraônicos na Amazônia, Governamentais ou privadas.


 
O atleta passou por Cuiabá no sábado (04/01)sábado, onde foi recebido pelo Presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão que parabenizou o atleta pela iniciativa de promover a saúde física e a preservação das riquezas naturais da Amazônia. Destacou que, se cada um fizer a sua parte, certamente deixaremos um mundo melhor para as próximas gerações.


 
Também obteve apoio de vários Associados como Mauro Cardoso e Lino Mundim que conversou e deu apoio ao ciclista em sua jornada, “acho válido o que ele está fazendo e tive o privilégio de escrever no Livro Ouro que ele carrega e disse também minha mensagem, que se ele colocar Deus na frente todos seus objetivos se concretizarão, também apoio esta causa, e que ele aqui no Shopping Popular se sinta em casa e ganhou novos amigos”. Frisa Mundim.


 
Em sua parada no Shopping Popular, conversou sobre política, projetos, percurso e conheceu um dos maiores centro de compras popular do Centro-Oeste, e ponto turístico de Cuiabá, e ouviu sobre a luta dos camelôs e projetos futuros, onde parabenizou e disse estar contente em ter conhecido o lugar e quando vir novamente por Cuiabá será o primeiro ponto de parada.


 
O professor contou histórias que aconteceram pelas cidades que passou, conta um fato curioso que aconteceu com ele que acabou mudando sua visão sobre o projeto e começou a visionar o fator humano de sua jornada que até então era focada em sair de Manacapuru e chegar em São Paulo-Brasília.


 
“Já saindo da cidade de Cacual a 8 km, tive de voltar caminhando para cidade para trocar o pneu, e encontrei 3 ciclistas que emprestaram suas ferramentas e um aro 26 para poder seguir e disseram que iriam ajudar de alguma forma e ajudaram, dando uma revisão na bicicleta, daí então a acabei dormindo na casa deles onde fui bem recebido me deram alimento e como era em véspera de natal me pediram para ficar, acabei ficando e me diverti, conversei, dancei, houve até uma disputa para quem iria dançar comigo (risos), com as primas amigas que estavam lá, outro fato que acabou atrasando o trajeto e comecei a repensar e mudar meu foco, foi um casal que também me ajudou em Vilhena-RO, Leandro e Fabrícia não mediram esforços e me ajudar me dando carona em sua pick-up, até a cidade pois avia estourado meu pneu e mulher adepta também ao naturalismo, fez uma comida bem natural, eles aderiu também a nossa causa e comecei a enxergar e pensar que não basta só pedalar, tem de encontrar pessoas que nos fazem reforçar nossa razão de estar na estrada e fazer valor o fator humano da viajem” . Conta Graton.


 
Disse também que pretende fundar esta jornada como movimento permanente “PEDALANDO EM DEFESA DA FLORESTA AMAZÔNICA” – Menos combustíveis, MAIS VIDA!


 
Pai de 5 filhos, solteiro cidades onde passou, Latícia-COLÔMBIA, Tabatinga-AM, Benjamin Constant-AM, Atalaia do Norte-AM, Manacapuru-AM, Iranduba-AM, Manaus-AM, Carreiro da Várzea-AM, Castanho-AM, Humaitá-AM, Porto Velho-RO, Ariquemes-RO, Cacoal-RO, Ji-Paraná-RO, Vilhena-RO, Várzea Grande-MT, Cuiabá-MT, irá passar ainda por Rondonópolis-MT, Campo Grande-MS, Barretros-SP, São Paulo-SP e Brasilia-DR.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355/visualizar/