Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Março de 2005 às 06:49
Por: Laíce Souza

    Imprimir


“Representantes do IML – Instituto Médico Legal de Tangará da Serra, juntamente com a coordenação de Cuiabá, estão trabalhando no sentido de viabilizar uma área onde possa ser construída um Complexo de Criminalística. Hoje em Tangará da Serra o IML tem apenas um carro que pertence ao Estado.

De acordo com o médico lejista e coordenador do pólo de Tangará da Serra Elias do Nascimento, o atendimento em vivos são feitos nos próprios consultórios dos lejistas, que além do próprio Elias, atende também o médico Marcos Eiti Nishimura, e quando tem que fazer necrópsia eles utilizam uma sala cedida pela Funerária Univida Santa Cruz. “É por isso que estamos tentando viabilizar esta parceria, entre o Governo Municipal/Estadual e União através do Senasp – Serviço Nacional de Seleção Pública para construir o Complexo de Criminalística do IML”, afirmou Elias. Acrescentando que somam aos lejistas um auxiliar de necrópsia e um papiloscopista.

Para discutir essa paceria está sendo esperada no município a visita do coordenador do IML José Carlos Pollissari, para então detalhar junto com o prefeito Júlio César Ladeia. “Neste caso o município entra com a doação de uma área, onde nós já pleiteamos uma próxima a Unidade Mista de Saúde, o Governo do Estado entra com a apresentação da planta e levantamentos para viabilizar a construção e o Governo Federal através do Senasp fará a liberação dos recursos”, explicou.

Conforme Elias do Nascimento para a construção do IML demanda cerca de 1000 metros quadrados, pois neste complexo terá perito criminal, e identificação (Papiloscopista). “A preocupação é que seja viabilizada esta parceria o quanto antes, pois depende de todo um levantamento para que o projeto seja encaminhado ao Senasp, a partir disso que eles estarão analisando para ver se libera a verba ou não. Para somente então dar início a construção que deverá ocorrer no final desse ano ou início do próximo”, ressaltou.

Além de Tangará da Serra o IML atende os municípios de Nova Olímpia, Barra do Bugres, Denise, Campo Novo do Parecís, Sapezal e São José do Rio Claro. Segundo Elias já foi comunicado no Diário Oficial do Estado e deve ser contratado em breve mais um auxiliar de necrópsia, Luiz Carlos Rodrigues e uma papiloscopista Ligia da Silva para Tangará da Serra. Foi chamado médicos lejistas para: Campo Novo do Parecis, Lúcio Garcia Rosa; Sapezal Fábio Henrique; Barra do Bugres, José Carlos Broetto e para São José do Rio Claro Orlando Leal da Cruz. “Esses novatos devem ser chamado o mais rápido possível, mas depende do IML de Cuiabá para estar marcando os estágios”, finalizou Elias.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355287/visualizar/