Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 03 de Março de 2005 às 22:45

    Imprimir


Todos os lotes em situação irregular no Estado de Mato Grosso devem ser regularizados até julho deste ano. A garantia foi dada pelo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato grosso, Leonel Wolfhart, em reunião com prefeitos do interior e deputado Dilceu Dal Bosco.

"Hoje, o Incra tem condições de titular 25 mil famílias de um montante atual de aproximadamente 30 mil. Só que muitas dessas terras estão irregulares e a situação envolve problemas jurídicos e administrativos", afirmou Wolfhart.

Ele citou como exemplo o município de Itanhangá, que tem 1.119 lotes cadastrados. Destes, cerca de 600 lotes estão irregulares.

Em 2004, o Incra firmou convênios com 72 municípios. As prefeituras ficaram responsáveis pela fiscalização nos assentamentos e emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e Guias de Informação e Apuração (GIA) para áreas de até 100 hectares.

Segundo o superintendente, os lotes legais serão regularizados pelo Incra e terão os títulos emitidos. Os ilegais, entretanto, precisarão se adequar às normas estabelecidas pelo Programa de Moralização Fundiária. Caso contrário, os proprietários sofrerão sanções.

O Programa de Moralização Fundiária contém medidas para superar as irregularidades encontradas, como questões de direito legal, desenvolvimento de atividades comerciais, lotes vendidos sem autorização do Incra e arrendamento a terceiros.

Na primeira ação de retomada de lotes ocupados irregularmente em projetos de assentamento, foram ajuizadas 1.535 ações. Destas, 218 são tratam da retomada de lotes na região sul do Estado. (AH)





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355322/visualizar/