Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Março de 2005 às 19:10
Por: Elisangela Cordeiro

    Imprimir


São Paulo - As indústrias paulistas criaram 7.880 postos de trabalho em janeiro último. O crescimento de 0,41% frente ao mês dezembro surpreende o setor, que esperava um resultado menor como reflexo da desaceleração do ritmo de crescimento do PIB, no último trimestre de 2004, e das consecutivas altas da taxa básica de juros (Selic). Os dados foram divulgados hoje pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Para o diretor da entidade Boris Tabacof, o crédito ao consumidor a prazos mais longos garante a venda de produtos duráveis, como eletrodomésticos e automóveis, e sustenta a produção industrial. O processo ameniza os efeitos das seguidas altas da taxa de juros e faz com que o desempenho da indústria não seja negativo. "Há várias frentes no padrão do crédito brasileiro que estão fazendo com que ainda haja uma sustentação", disse Tabacof.

Ele destaca ainda que os programas federais de financiamento ao setor de máquinas e equipamentos também contribuem para que as indústrias celebrem resultados positivos, mesmo que com crescimentos menores comparados aos anos anteriores. Para o diretor do Ciesp, as perspectivas não são positivas para este ano já que o crédito ao consumidor resistirá até o limite do endividamento das famílias e do esgotamento do capital de giro do comércio. Além disso, a indústria não contará mais com os resultados das exportações agrícolas que até então eram favorecidas pelo câmbio e já apontam para resultados contrários.

"É preciso que o preço do dólar frente ao real mude para tornar mais atraente a exportação e possamos competir", destacou. Tabacof defendeu ainda a redução dos tributos e da Selic que, segundo ele, oneram a atividade empresarial .

A pesquisa do Ciesp indica também que entre fevereiro de 2003 e janeiro de 2004, foram criadas 92 mil vagas na indústria paulista. Em Janeiro último o número de postos de trabalho aumentou 0,44% na capital paulista e 0,40% na grande São Paulo.

Sertãozinho liderou o ranking dos municípios paulistas que mais criaram vagas em janeiro (2,57%). A cidade do interior conquistou o resultado graças ao bom desempenho do setor sucroalcooleiro. Junto com outras seis cidades Sertãozinho forma a região responsável por 40% da produção nacional de álcool e açúcar e 10% da mundial. A pesquisa tem como base 1.710 indústrias, que representam 93% do emprego no setor, no estado.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355365/visualizar/