Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Março de 2005 às 17:37
Por: Débora Barbosa

    Imprimir


Brasília - O governo federal pretende implantar neste semestre o Portal de Compras de Medicamentos, para permitir a redução do custo de remédios a estados e municípios que fazem a compra com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho é resultado de parceria entre os ministérios do Planejamento e da Saúde.

"Esperamos já ter o portal no ar, na Internet, no início de abril. Nós estamos na fase final de teste e ele já está operacional, mas neste momento aguardamos homologação por parte do planejamento do Ministério da Saúde", disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.

Além de contribuir para a busca de melhores preços aos gestores públicos, o portal pretende possibilitar uma comparação de desempenho entre estados e municípios. Com o sistema, será possível registrar informações sobre medicamentos e materiais hospitalares adquiridos pelo governo federal. "Aquele que ofertar mais barato, dentro do prazo previsto para encerramento do leilão, leva a compra", acrescentou Santanna, em entrevistga à TV NBR, canal do Poder Executivo.

Segundo o secretário, a modalidade de leilão eletrônico representa atualmente quase 60% do que o governo compra. Por enquanto, explicou, o Ministério do Planejamento coloca no ar somente as informações que poderão auxiliar os gestores a compartilhá-las. "Num segundo momento, vamos ter ferramentas que permitirão aos gestores preparar compras entre si, ou seja, montar licitações entre si", adiantou.

No ano passado, com a difusão de pregões do sistema eletrônico, o governo federal obteve uma redução de 31,5% dos custos para aquisição de bens e serviços. "A pretensão deste portal é manter transparência nas informações sobre todas as contas públicas nos diversos entes da federação, na área de saúde", destacou.

Qualquer cidadão poderá ter acesso aos leilões eletrônicos. Outras informações podem ser obtidas nos endereços www.governoeletronico.gov.br ou www.planejamento.gov.br.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355401/visualizar/