Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Março de 2005 às 12:25
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


O secretário de Saúde de Várzea Grande vai participar do Encontro Macrorregional do Programa de Saúde da Família, em Belém/PA, nos próximos dias 3 e 4 de março. Estarão presentes mais de 230 municípios das regiões Norte e Centro-Oeste, incluindo Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Serão discutidos os processos operacionais necessários para a realização dos Estudos de Linha de Base (ELB) voltados para a Atenção Básica nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Para isso serão utilizados recursos do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (Proesf).

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, apoiada pelo Banco Mundial - BIRD, voltada para apoiar a organização e o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde em todo o País.

Através dele, é possível identificar as metodologias que deram certo em determinadas regiões, bem como apresentar os resultados quanto à implantação de novas unidades de PSF, através de planos de ação. O secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda afirmou que até o final destes quatro anos de gestão do prefeito Murilo Domingos, serão formadas mais 41 equipes do Programa de Saúde da Família.

“Estruturando o PSF, sem esquecer também de dar condições de trabalho para os profissionais, cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos no próprio local onde o cidadão reside”, esclareceu Arilson.

O PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais - médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde - que compõem as equipes de Saúde da Família.





Fonte: Secom-VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355835/visualizar/