Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Março de 2005 às 10:04
Por: RAQUEL TEIXEIRA

    Imprimir


Cáceres, MT – As primeiras ações para intensificar e interiorizar a Campanha Estadual de Desarmamento foram dadas nesta segunda-feira (28.02) com a formação do Comitê Municipal na cidade de Cáceres (235 km a Oeste), com a participação de representantes da sociedade civil organizada e Governo Municipal.

Em uma reunião realizada no Fórum Cível de Cáceres, conduzida pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira, representantes do movimento comunitário, igrejas, clubes de serviço e Prefeitura puderam conhecer as estratégias e ações desenvolvidas durante a primeira etapa da Campanha mobilizando e envolvendo a sociedade nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. "Queremos repetir os trabalhos de conscientização e convencimento no Interior do Estado, envolvendo todos os segmentos da população", afirmou o secretário.

Nessa nova fase a Campanha será realizada em Municípios-pólo do Estado. Além de Cáceres, em Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças serão formados comitês para a condução das ações estratégicas que contarão também com um dia “D” de Mobilização, onde serão desenvolvidas ações educativas e recreativas com participação dos parceiros da Campanha.

As ações da Campanha foram apresentadas pelo major PM, Wilson Batista, coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública e membro do Comitê Estadual de Desarmamento.

Os comitês vão desenvolver a programação com palestras em escolas e atividades recreativas. "A campanha integrada com envolvimento das polícias Civil, Militar e Federal e a sociedade estava ocorrendo apenas na Capital. No Interior também existem os pontos de arrecadação, mas sem um trabalho de conscientização efetivo e na última reunião do Comitê do Desarmamento ficou decidida a interiorização massiva da campanha", afirmou o secretário.

A Campanha para entrega voluntária de armas de fogo foi prorrogada pelo Governo Federal até o dia 23 de junho, data em que o cidadão pode devolver uma arma sem sofrer qualquer penalidade. Até 17 de janeiro, em apenas dois meses de adesão à Campanha, a Polícia Federal, que coordena o recebimento e destruição das armas, já havia recolhido em Mato Grosso nos postos da PM, polícias Civil e Federal 3.127 armas. Com a interiorização da campanha, a expectativa da organização é dobrar a quantidade já recebida. Após 23 de junho, o porte da arma não legalizado é crime inafiançável, com reclusão de até quatro anos.

“Sabemos que o uso da arma potencializa ainda mais a prática de crimes, não oferece segurança ao cidadão. Estamos durante a campanha buscando mostrar situações que comprovam os fatos, com depoimentos de vítimas”, observou Oliveira.

O cidadão proprietário de arma de fogo e que deseja se desfazer dela deve antes solicitar uma guia de transporte em uma unidade das polícias Civil, Militar ou Federal. O documento é a garantia de circulação com o equipamento sem riscos. Nos Interior, as armas podem ser entregues nos batalhões da PM, delegacias das polícias Civil ou Federal e também nos postos da Polícia Rodoviária Federal.

“Somente ações como essa campanha, com envolvimento e a participação de toda a sociedade, é que trará bons resultados para o Estado”, afirmou o presidente da Federação Mato-Grossense de Associações de Bairro, Walter Arruda, ressaltando a importância das ações que o Governo Maggi vem realizando sempre com a participação e envolvimento da população.

No dia 30 deste mês a Polícia Federal irá realizara destruição do primeiro lote das armas recolhidas.

O secretário da Casa Militar ressaltou ainda a importância de realizar a campanha também em Pontes e Lacerda, sede do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), responsável pelo policiamento militar ostensivo na faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. “Depois da instalação do Gefron, o índice de crimes na região foi reduzido e o compromisso do Governo em aparelhar cada vez mais a polícia, está sendo mantido, garantindo dessa forma, mais segurança para a população”, assegurou o coronel.

COMITÊ – As ações da Campanha do Desarmamento em Cáceres serão coordenadas pelo comandante de área de Cáceres, tenente-coronel Luiz Cláudio Monteiro da Silva, com a participação de membros da Prefeitura Municipal, Lions, Rotary Club, Maçonaria, igrejas e movimento comunitário.

O comitê se reúne nessa semana para traçar as estratégias de mobilização da sociedade, definindo em seguida a data párea o dia D de Mobilização. Após a definição das ações nos Municípios, serão confeccionados os matérias gráficos para divulgação da campanha.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355894/visualizar/