Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Março de 2005 às 14:12
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


A diversidade cultural, as riquezas naturais, as opções para o turismo de lazer e de negócios das quatro regiões do Estado: Pantanal, Cerrado, Amazônia e Vale do Araguaia serão demonstradas na XXII Festa Internacional do Pantanal, que será realizada entre os dias 31 de março a 03 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Diversas autoridades, políticos, empresários do trade turístico, de instituições de ensino, estiveram, na noite desta segunda-feira (28.02), prestigiando o lançamento do evento, no Mirante da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

A 12º edição da Festa marca a abertura da temporada de turismo do Estado. “Nesse ano, a proposta é transformar esta grande festa, numa grande feira de negócios”, informou a secretária de Estado de Turismo, Yêda Marli de Assis Oliveira. “Fazer com empresários, prefeitos, Municípios, estejam presentes na festa, usando-a como vitrine para mostrar, comercializar, oferecer estes produtos turísticos que tem dentro de suas regiões”, complementou.

O lançamento do evento foi feito pelo secretário chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena, na ocasião representando o governador Blairo Maggi, secretária de Estado de Turismo e pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. “Ao juntarmos esforços, Municípios, Estado e trade turístico, estamos trabalhando para que Mato Grosso seja reconhecido, no país, como maior Estado para turismo”, disse Joaquim Sucena, se referindo a grande diversidade que o Estado oferece.

A programação do evento terá rodada de negócios com operadoras de turismo estaduais e nacionais; fantur com operadoras e jornalistas da imprensa nacional e internacional; workshop, oficinas. A Feira será aberta ao público dos dias 31 de março a 02 de abril, a partir das 15 horas, e no último dia do evento (domingo) a partir das 10 horas. Onde os visitantes poderão conferir exposição de artesanato, produtos têxteis regional, opções de esporte de aventura, rural, mostras científicas e galerias de fotografias dos pólos turísticos do Estado.

À noite, a partir das 18 horas, a festa contará com apresentações que demonstrará a diversidade cultural do Estado. “Nós estaremos contemplando todas as regiões, com os grupos que representam o nosso folclore, de todos os cantos do Estado”, informou o secretário de Estado de Cultura, João CarlosVicente Ferreira. A secretaria é a responsável pela organização das apresentações culturais do evento. “Nós queremos fortalecer os laços da Cultura com o Turismo”, disse o secretário, se referindo de que as duas áreas se desenvolvem juntas e se complementam. “Por isto a nossa parceria é forte em função disto”, afirmou.

Até o momento, já foram confirmadas a participação de 48 Municípios do Estado que estarão montando estandes na feira. Além de oferecer oportunidade de negócios, fomentação do incremento do turismo de lazer no Estado, o evento também terá encontro de instituições de ensino, de universitários, para discutir a importância das Águas do Estado. Será ainda um “laboratório” para aquisição de conhecimento em diversas áreas, não apenas do Turismo. “Teremos oficinas que atenderão acadêmicos de diversas áreas como da biologia, história, geografia e outras”, informou a secretária executiva da organização do evento, Maira Drumond Alquim. Entre as oficinas realizadas terão as de gastronomia, realizada pelo Senac, que demonstrarão o uso da soja na culinária mato-grossense e receitas da culinária internacional; oficina de etiqueta; o enfoque do turismo na área de jornalismo e marketing.

ÁGUAS DE MATO GROSSO - O nome da festa “Internacional do Pantanal” é uma grife, em referência maior planície alagável do mundo, no entanto, o evento trabalha as quatro regiões do Estado como um todo.

Neste ano, contemplando o Programa de Regionalização do Turismo, do Governo do Estado, o lançamento da festa ocorrerá nas cidades representando os pólos: em Cuiabá, pólo Cerrado, Cáceres, pólo Pantanal, Barra do Garças pelo pólo do Araguaia e Alta Floresta, pólo Amazônia.

Nesta edição, o tema escolhido pelo Fórum Estadual de Turismo foi “Pelas Águas de Mato Grosso”. “Além de representar um dos nossos maiores patrimônios, é ainda um apelo de lutarmos pela preservação dessas águas, que é uma questão de vida, não só para o turismo de Mato Grosso, mas da população mato-grossense”, frisou Yêda.

Declarado pela Unesco como “Reserva da Biosfera” e “Patrimônio Natural da Humanidade”, o Pantanal, que de seus 230 mil quilômetros quadrados, grande parte estão dentro de Mato Grosso. Durante a solenidade de lançamento da Festa, a secretária de Estado de Turismo falou da iniciativa do Governo, de neste ano, propor um roteiro integrado entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para o turismo no Pantanal. “Chega de competir, temos que vender o Pantanal como um roteiro único” destacou.

Outros destinos em Mato Grosso, para o turismo de aventura estão na no Norte do Estado, nas cidades que integram a imensa Floresta Amazônica, onde nascem os rios que integram a Bacia Amazônica. Nas cachoeiras, de rios do Cerrado, um dos principais biomas do Brasil. É subsolo do Cerrado que brotam os rios que dividem as três principais bacias hidrográficas do país: Platina, Amazônica e Tocantins, com uma flora com mais de 10 mil espécies de plantas diferentes, destacadas por suas belezas exóticas e medicinais. Rios volumosos e com extensas praias fluviais são procurados por amantes de esportes radicais, místicos, na região do Vale do Araguaia, que abrange áreas do Cerrado e parte da Floresta Amazônica. O mergulho no turismo de belezas naturais que estas regiões proporcionam é o convite que será feito na XXII Festa Internacional do Pantanal.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356129/visualizar/