Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Março de 2005 às 07:22

    Imprimir


Mais de 15 toneladas de peixes foram apreendidas em Mato Grosso durante a piracema. A proibição da pesca, iniciada em 1º de novembro do ano passado, encerrou-se ontem. Os dados foram apresentados ontem pelo secretário Moacir Pires, presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema).

A Fema foi responsável pela apreensão de 6.700 quilos em Mato Grosso, conforme explicou o secretário Moacir Pires.

Em Cuiabá foram apreendidos aproximadamente 5.800 quilos de pescado.

Moacir Pires informou que a Policia Ambiental apreendeu aproximadamente 5.800 quilos de peixes e o Juizado Volante Ambiental (Juvam), 3.300 quilos. Totalizando o trabalho das três equipes, foram apreendidos ao menos 15.800 quilos de pescado.

Segundo o secretário, no ano passado, no mesmo período, foram apreendidos 5.510 quilos de pescado pela Fema, e que a diferença em relação a este ano, quase mil apreensões a mais, se deve ao trabalho realizado não só pela Fema mas também pela comunidade, que através do disque denúncia avisava onde estava ocorrendo as irregularidades.

“Nossa equipe chegou a trabalhar meio que camuflada, com carros que não demonstrassem nossa origem e com roupas comuns. Mesmo assim, é difícil pegar os infratores, muitos ficam só na espera e quando vê qualquer movimento suspeito ou um motor de barco se aproximando avisam por celular que estamos chegando. Pronto, já não encontramos mais nada que comprove o crime”, ressaltou Moacir.

Outro dado apresentado pelo secretário refere-se ao aumento de materiais apreendidos, 1.622 no total.

“Ano passado foram apreendidos 844 materiais, que vão desde anzol, armadilhas, arpão, rede, trabuco a veículos utilizados no transporte do peixe”, comentou

Alessandra Panizi, diretora de recurso hídricos da Fema. Disse que nos próximos meses será assinado um termo de parceria entre Juvam, Delegacia Ambiental e Fema com o intuito de que as duas instituições possam multar as pessoas que foram presas em flagrantes. “ Entregaremos um bloco, o mesmo utilizado por nós para toda a equipe deles, que poderá assim aplicar a multa imediatamente à apreensão do pescado”.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356269/visualizar/