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Cidades/Geral
Terça - 01 de Março de 2005 às 07:17

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O acúmulo de pedidos de renegociação do extinto Crédito Educativo (Creduc) deixou lento o sistema da Caixa Econômica Federal ontem e impediu a conclusão de cerca de 80 contratos em Cuiabá. O prazo para parcelar as dívidas com desconto havia acabado na sexta-feira, quando o sistema também esteve inoperante devido ao aumento da procura. Naquele dia, a orientação foi de que os pedidos de quem já havia dado entrada no processo seriam finalizados ontem – o que não aconteceu.

A advogada Giovana Mendes foi uma das prejudicadas pelo congestionamento da rede. Na quinta-feira, ela procurou a agência da rua Barão de Melgaço, em Cuiabá. Foi orientada para voltar no dia seguinte, mas o problema persistia. Ontem, a situação continuava igual. Agora, a advogada teme não conseguir quitar a dívida de R$ 33 mil referente ao financiamento do curso de Direito. A Caixa estava dando descontos de 80% para inadimplentes e de 90% para adimplentes. No caso de Giovana, o total a ser pago seria reduzido para R$ 6 mil. Caso não haja solução, a advogada pretende entrar com um mandado de segurança na Justiça Federal para pagar a dívida com desconto.

O pagamento podia ser feito em até 36 vezes ou à vista. Para renegociar o contrato, era preciso comparecer à Caixa com RG, CPF e comprovante de residência. Em todo o Brasil, o banco tinha R$ 152,8 milhões para receber do Creduc.

De acordo com o técnico bancário da agência da Caixa na Barão de Melgaço, Hassan Mohamad Nagib, a demanda aumentou 200% na última semana. Teria sido essa a causa dos problemas no sistema. Na sexta-feira, último dia do prazo, ele conta que pegou dados pessoais e documentos de todas as pessoas que procuraram o banco para renegociar a dívida. Ontem, o primeiro contrato foi concluído apenas por volta das 17h30. “O sistema começou a melhorar agora porque em Brasília já são seis e meia”, explicou. O técnico enviou uma lista para a gerência da CEF em Brasília com os nomes de todas as pessoas que procuraram o banco até a sexta-feira. A assessoria de imprensa da Caixa garantiu que os casos pendentes por problemas no sistema serão resolvidos.




Fonte: Diário de Cuiabá

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