Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 01 de Março de 2005 às 06:16

    Imprimir


São Paulo, 28 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai fazer o levantamento para elaboração do custo da produção de aves e suínos no Brasil. O acordo, que está sendo firmado com a Embrapa, vai permitir conhecer o gasto mensal que um produtor tem com a criação de frango ou de porco.

Os dados começam a ser divulgados em abril, no site da Conab. Técnicos das duas empresas se reuniram na semana passada semana para definir o cronograma de trabalho. No próximo mês participam, em Concórdia/SC, de curso de desenvolvimento do modelo agropecuário a ser adotado. A Embrapa tem uma metodologia própria que levanta os gastos de sua criação de aves e suínos nesta cidade.

o técnico da Conab, Asdrúbal de Carvalho, para definirem o modelo apropriado será comparado o trabalho da Conab no levantamento de custos de produção de grãos e fibras com o da Embrapa. "Vamos utilizar 18 planilhas, do custo variável ao custo total, passando pelos impostos, uso de produtos veterinários e remuneração dos fatores de produção", diz ele.

Com essas informações o governo federal vai poder estabelecer cotas de produtos como milho, sorgo e soja, integrantes de ração, para garantir o abastecimento nos estados criadores em dificuldades nos períodos de crise ou de entressafra. Os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul são os primeiros a terem os custos levantados. Em seguida virão Pernambuco, Ceará, Goiás e Minas Gerais e, posteriormente, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.




Fonte: Equipe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356311/visualizar/