Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 12:20

    Imprimir


Moradores da região do Pedra 90, em Cuiabá, lotaram o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), Rafael Rueda, durante a manhã deste domingo (27.02), em busca de serviços de cidadania, lazer e atendimentos médico e odontológico. O Pedra 90 foi o primeiro bairro a receber o "Mutirão da Cidadania" em 2005. O projeto é coordenado pelas Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Os coordenadores da ação estimam que mais de 10 mil pessoas devam usufruir de algum serviço ofertado durante o Mutirão.

Diversos serviços estavam à disposição durante todo domingo, das 8h às 17h, à comunidade da região do Pedra 90, que reúne as três etapas do bairro, além do Nova Esperança I, II e III, São Sebastião, Pascoal Ramos, Jardim Industriário I e II, Vista da Chapada, moradores do assentamento 21 de Abril, do Cinturão Verde e adjacências. De acordo com o soldado Jucenil Salgado, da Companhia de Polícia Comunitária que atende á região, a população soma mais de 60 mil habitantes.

Entre os serviços ofertados estavam emissões de documentos (carteira de trabalho e a primeira via da identidade, aferição de pressão arterial, coleta de sangue pelo Hemocentro, corte de cabelo, recadastramento do CPF, atendimentos odontológicos, palestras educativas sobre drogas, álcool e outros temas ligados à cidadania, orientações jurídicas, orientações sobre aposentadoria, salário-maternidade, auxílio doença entre outros serviços do INSS. Também distribuíram cartilhas e materiais informativos sobre os direitos dos idosos, das mulheres, sobre a cidadania).

Para a moradora do Pedra 90, Alice Catarina de Campos, que levou o filho mais velho para fazer a primeira via da identidade, o Mutirão da Cidadania é uma ação que facilita muito a vida do cidadão. "Não precisamos nos deslocar até o centro da cidade, pois os serviços públicos vêem até o bairro. Tem que ter mais mutirões desses", destacou a senhora.

De acordo com o superintendente de Promoção à Cidadania da Setec, Carlos Roberto Garcia, o projeto integra mais de 30 parceiros, ofertando serviços de cidadania e lazer às comunidades carentes de Cuiabá e Várzea Grande. "Desde que realizamos o primeiro mutirão, no ano passado, identificamos que há uma demanda muito grande nos bairros periféricos da grande Cuiabá com relação a este tipo de ação. Eles são carentes da presença do Estado na comunidade, levando serviços e lazer. E a Setec, sob o comando da secretária Terezinha Maggi, tem como uma de suas missões levar cidadania e promover a inclusão social dos menos favorecidos", afirmou Garcia.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Teodoro de Oliveira, completou dizendo que atividades de cidadania e lazer são aliados importantes da Polícia. "Os mutirões auxiliam a Polícia Comunitária e aos outros órgãos ligados á Segurança no combate a prevenção á criminalidade. O objetivo é aproximar a comunidade da Polícia, mostrando qual a verdadeira função dos policiais, que é a de integrar ao bairro adquirindo a confiança dos moradores e combatendo a violência", disse o coronel.

Antônio Valverde, morador do São Sebastião, que estava cortando o cabelo, elogiou o atendimento. "É muito bom quando temos serviços como estes no nosso bairro. Quando fiquei sabendo não perdi a oportunidade e vim cortar meu cabelo e de graça, o que é melhor ainda", destacou.

O gerente executivo do INSS em Cuiabá, Décio Coutinho, enalteceu a parceria do Governo do Estado com o instituto. "A partir da união das instituições públicas e do compartilhamento de tarefas é possível ampliar e melhorar o atendimento público á comunidade carente. Os serviços públicos são vitais para a população e este projeto foi desenvolvido exatamente com o intuito de facilitar a vida do cidadão".

Além do Pedra 90, outros bairros de Cuiabá e Várzea Grande também serão beneficiados em 2005 pelo projeto Mutirão da Cidadania: Dr. Fábio (20.03), Osmar Cabral (24.04), Jardim Vitória (29.05), Sol Nascente (26.06), São Gonçalo (31.07), Santa Isabel (28.08), Lagoa Azul (25.09), Dom Aquino (30.10), Ribeirão do Lipa (27.11), Jardim dos Estados e Asa Bela (18.12).

São parceiros no projeto a Setec com os órgãos Procon, Ganha Tempo, Sine, Prosol e Conselhos, a Sejusp com a Coordenadoria de Polícia Comunitária, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Perícia e Identificação e Casa Militar, INSS, Secretarias de Estado de Fazenda, de Esportes e Lazer, de Saúde, de Cultura, Detran, Defensoria Pública, Fema, Uniodonto, Unimed, Brasil Telecom, Rede Cemat, Unic, Ufmt, Anvisa, Correios, Lions Club, CVV, Senac, Sesi, Salão de Beleza Beluque, DRT, TRE, Cruz Vermelha, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, City Lar.

CAMPANHA DO DESARMAMENTO – A Polícia Civil montou um posto para o recolhimento de armas e munições no CAIC do Pedra 90. A ação faz parte da campanha de Desarmamento que está sendo realizada no Estado. Para isso, as pessoas deveriam se dirigir com antecedência aos postos da Polícia Federal ou da Polícia Judiciária Civil para retirar a autorização para que possam transportar a arma de casa para o posto de recebimento que estava montado no CAIC, durante o mutirão.

Também como parte da programação do Mutirão da Cidadania, um grupo de 43 crianças da região do Pedra 90 visitou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). O objetivo da visita foi oportunizar aos jovens conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por esse órgão e conscientizá-los dos prejuízos causados pelos trotes.

No CIOSP são centralizadas as informações decorrentes do acompanhamento, registro e atendimento das ocorrências emergenciais nas áreas de atuação da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Superintendência de Perícias e Identificação.

Os meninos visitaram as dependências do CIOSP, conversaram com os policiais de plantão e puderam acompanhar como é o procedimento de atendimento á uma ocorrência da Polícia. Atualmente o CIOSP reúne os atendimentos de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Disque-Denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu (193). As ocorrências de Trânsito, o antigo número 194, foram direcionadas para caírem no número 190.

TROTES – De abril a dezembro de 2004, do total de 1.213.458 chamadas, 501.796, ou seja, 42%, eram trotes. Esse número acaba acarretando prejuízos a própria população, pois enquanto o sistema está identificando e isolando o trote, acaba prejudicando o atendimento de outra chamada. Em janeiro de 2005 quando o total de atendimentos pelo CIOSP foi de 147.173, foram identificadas 45.574 chamadas de trotes passados por crianças e 22.181 por adultos. Diante desses números é que a Sejusp decidiu por realizar ações educativas e de conscientização junto ás crianças e jovens.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356508/visualizar/