Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 07:41

    Imprimir


Uma carga que poderia chegar em quatro dias ao Pacífico, pode demorar até 20 dias por causa das dificuldades burocráticas no comércio latino-americano, principalmente com a Bolívia. A informação é do secretário especial de Projetos Estratégicos do Governo de Mato Grosso, Cloves Vetoratto. "O comércio inter-regional tem sérios entraves que precisamos equacionar", disse hoje em entrevista à Rádio Nacional de Brasília.

Nos dias 3 e 4 de março, em Cuiabá, será realizado um seminário com a presença de governadores da Argentina, Bolívia, Peru e Chile para tentar criar uma agenda de trabalho e um cronograma de responsabilidades para cada um dos países.

Durante viagem de onze dias, uma comitiva brasileira – em que estavam presentes o secretário e o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi -, atravessou a Bolívia e o Peru para conhecer de perto os problemas que os brasileiros passam nesses países. De acordo com o secretário, a burocracia é o maior entrave para o comércio. "Pudemos verificar que atravessar os Andes não é difícil, o difícil é atravessar a burocracia, as barreiras burocráticas que existem entre esses países", conta.

O Brasil e a Bolívia possuem acordo para a não necessidade do uso do passaporte entre os dois países. Porém, "esses acordos não chegaram nas bases e ainda se exigem os passaportes. Existem dezenas de trancas, onde em cada uma é necessário se apresentar as documentações do carro e pessoal", conta.

Os entraves de um país acabam criando um efeito cascata. "Se a aduana boliviana cria problema, a brasileira acrescenta alguma coisa em troca, por isso é necessário sentarmos para conversar", explica Cloves.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356621/visualizar/