Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 07:07

    Imprimir


Disputa por territórios dentro dos bairros é um dos fatores apontados pelo delegado João Bosco Ribeiro, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), como responsáveis pelo aumento de mortes. Um exemplo disso foi o assassinato do estudante Lindomar Rosa Sebalho, 17, que foi baleado no bairro Cristo Rei. O assassino, Paulo Alexandre Souza, 18, já está preso e responde pela morte de outras duas pessoas no mesmo bairro.

Nem sempre a questão está envolvida diretamente com o tráfico de drogas e sim com uma busca por afirmação, por espaço.

O delegado Wladimir Fransosi, da Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE), avalia que a questão é complexa, mas que a qualificação de adolescentes seria uma das alternativas para ajudar a diminuir a criminalidade.

Geralmente traficantes "contratam" os serviços de garotos justamente porque sofrem menores penalidades. Ele criticou a legislação que prevê que os trabalhos de aprendiz tenham início somente aos 14 anos.

O delegado argumenta que a DRE tem uma estrutura pequena para de fato acabar com o tráfico em Cuiabá.

"Como se combate o tráfico? É uma questão de planejamento. De todo tipo, familiar, de controle de natalidade. Não somente com delegacias bem estruturadas podemos combater. A oferta de droga é muito grande.Tem um monte de gente que vive disse. O crime sobrevive sem burocracia e a polícia inteira sobrevive com problemas de estrutura. O que acaba se fazendo é uma briguinha com os pequenos", disse ele. (PN)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356631/visualizar/