Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 07:03
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Os homicídios na Grande Cuiabá atingiram um número alarmante nos primeiros 58 dias (janeiro e fevereiro). Já são 67 assassinatos acumulados. Só em fevereiro desse ano já são 30, contra 19 registrados no ano passado. Um aumento de 50%. O uso de bebidas alcóolicas em excesso e o tráfico de drogas dentro dos bairros são apontados como fatores geradores desse crescimento.

Fato interessante é que o índice de resolução de assassinatos alcançado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é alto. Em janeiro, das 38 mortes, 32 tiveram autoria identificada e os responsáveis vão responder penalmente por seus atos. O fato deveria servir, justamente, para inverter a situação. Entretanto, o delegado João Bosco Ribeiro, que está à frente da DHPP há dois anos, avalia que o perfil de quem mata vem mudando já que o crime está se tornando banal. Qualquer discussão fútil pode terminar em tragédia levando pessoas que nunca tinham se envolvido em assassinatos para a cadeia, como o auxiliar Edson Almeida Cruz, 22, que confessou ter matado a pedradas Joel Santos Souza, 32, no dia 16, no bairro Jardim Colorado. O preconceito por Edson ser albino teria feito com que Joel começasse a tirar sarro do rapaz, que terminou sendo morto.

Mais uma vez regiões populosas como CPA, Coxipó e Cristo Rei, em Várzea Grande, aparecem nas estatísticas como locais onde ocorrem o maior número de assassinatos. Dados da DHPP indicam que 58, ou 60,41% dos 294 homicídios de 2004, foram motivados por uso, venda ou disputa por pontos de drogas. Em seguida aparecem os motivados por vingança, com 12% dos inquéritos instaurados.

Recente pesquisa divulgada revelou que Mato Grosso ocupa o 4º lugar no ranking brasileiro de registro de mortes violentas de homens, proporcionalmente ao número total de óbitos registrados em seu território, em 2003.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356632/visualizar/