Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 11:03

    Imprimir


No momento em que o governo federal anuncia o contingenciamento de R$ 15,9 bilhões no orçamento deste ano, as bancadas federal e estadual de Mato Grosso esforçam-se para obter alternativas que viabilizem recursos para obras de infraestrutura no Estado. Durante a semana, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e as deputadas federais, Thaís Barbosa e Teté Bezerra, ambas do PMDB, se reuniram com o presidente do senado Renan Calheiros (PMDB), com objetivo de que, pelo menos, no Senado, o partido consiga beneficiar Mato Grosso com verbas de emendas e projetos estratégicos para o desenvolvimento do Estado.

Silval Barbosa demonstra confiança na liberação das emendas aprovadas no orçamento para este ano. O deputado acredita que a União vá atender as prioridades dos municípios mato-grossenses, principalmente relacionadas aos problemas de saneamento, pontes, estradas e ferrovia. “Acredito que com o apoio do presidente do Senado, e o trabalho da bancada federal de Mato Grosso, conseguiremos a liberação de mais recursos para o nosso Estado”, disse Silval.

Em relação às emendas parlamentares, Renan Calheiros firmou compromisso de estudar os projetos encaminhados pelos deputados de Mato Grosso e levá-los à apreciação plenária do Senado. A expectativa de Silval Barbosa é pela liberação de verbas solicitadas ao Ministério dos Transportes para a conclusão de obras como a continuidade da pavimentação da BR-163, que liga Cuiabá ao porto de Santarém (PA); a duplicação da BR-364, no trecho da Serra de São Vicente, e a BR-158, na região do Araguaia. “Nossas estradas estão no limite da trafegabilidade”, avaliou o parlamentar.

Ele reforçou o pedido a Renan Calheiros para que alerte o Senado sobre as dificuldades dos municípios brasileiros, incluindo os de Mato Grosso, que tiveram queda em suas receitas federais com decisões do governo para a redução dos repasses de impostos como o FPM, IR e ICMS. “Pedimos que Mato Grosso não seja prejudicado com a reforma tributária”, informou o presidente da AL.

Na avaliação da deputada federal Teté Bezerra, as dificuldades enfrentadas pela bancada mato-grossense em relação à liberação de emendas devem ser superadas a partir de março, período em que o Congresso Nacional começar a se movimentar. “Independente disso, temos cumprido com nossa obrigação, levando propostas de melhoria para o estado”, afirmou Teté Bezerra.





Fonte: Secom/AL-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357095/visualizar/