Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 19:37

    Imprimir


A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concluiu hoje o remanejamento de água da Cabrita e Ibura para o Sistema Poxim, que abastece parte de Aracaju e de São Cristóvão (a 25 quilômetros da capital), e poderá adotar racionamento nos próximos dias, se não ocorrerem chuvas na área e o nível do rio Poxim continuar em queda. Das 19h às 6h, a partir de hoje e até domingo, o fornecimento de água será reduzido no conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro (a 13 quilômetros de Aracaju) para atender aos conjuntos Marcos Freire I, II, III. O bairro Atalaia ficará sem água das 21h de hoje até as 6h de amanhã, para a Deso adequar o sistema a uma nova rede de captação.

Segundo o assessor de Comunicação da Deso, César Cabral, cerca de 20 mil residências (algo em torno de 100 mil aracajuanos) podem ser atingidas pelo racionamento, que já está em prática nos municípios de Lagarto, Simão Dias e Riachão do Dantas, que recebem água tratada do rio Piauitinga. Nos três municípios, que têm, juntos, uma população superior a 130 mil habitantes, o abastecimento está acontecendo dia sim dia não. "No caso de Aracaju, se houver racionamento faremos o revezamento por bairros", disse Cabral, que alimenta a esperança da ocorrência de chuvas nos próximos dias.

O Sistema Poxim atende 30% do abastecimento de Aracaju e parte de São Cristóvão. Correm o risco de ser alvo do racionamento os bairros Rosa Elze, Rosa Maria, Eduardo Gomes, Luiz Alves, Médici, Orlando Dantas, Augusto Franco, Santa Lúcia, Inácio Barbosa e parte do Santos Dumont, 18 do Forte e Siqueira Campos, áreas em que já há uma certa dificuldade em conseguir água da torneira. "Essa dificuldade, que atinge principalmente as casas que ficam nas áreas mais altas, é motivada pela fraca pressão", explicou Cabral.

César Cabral explicou ainda que se a opção pelo racionamento for inevitável, a Deso colocará carros de som circulando pelos bairros expondo o problema para a população e recorrerá à mídia para que seja bem informada. "A previsão da meteorologia é de que vamos ter chuva por aqui. Nós estamos confiantes, mas sempre em estado de alerta. Agora, é importante que a população dê a sua contribuição, evitando gastos não tão necessários, como aqueles que são feitos com lavagem de calçadas, molhar as ruas para evitar poeira e de carro", concluiu.





Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357494/visualizar/