Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 12:20
Por: Leda Melão

    Imprimir


Para conhecer a realidade da comunidade indígena do município, o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, visitou nesta quarta-feira (23), as aldeias da tribo Bororo. O líder do executivo foi acompanhado da primeira dama e Secretária de Ação Social, Rose Sachetti, dos Secretários de Educação e Saúde, Javert Melo e Fábio Cardoso e dos vereadores, José Márcio Guedes e Mariúva Valentin.

O principal objetivo da visita foi diagnosticar a atual situação das escolas indígenas e o funcionamento do atendimento na área de saúde. Na aldeia Tadarimana, a comitiva foi recebida com uma apresentação cultural feita pelas crianças do local, e os governantes puderam falar o porquê de estarem ali.

Adilton reforçou o apoio aos índios durante sua gestão e a parceria para preservar a cultura e costumes indígenas das tribos da região. “Toda minha equipe de governo já foi orientada para, na medida do possível, realizar ações que beneficiem o povo indígena. Queremos ter uma proximidade e afinidade maior com os índios”, destacou.

O Secretário de Saúde, Fábio Cardozo, aproveitou a ocasião para entregar um inalador para o posto de saúde da aldeia e informar que os técnicos da secretaria já estão realizando um estudo para implantar uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Indígena. Assim, uma vez por semana, a comunidade terá atendimento médico e odontológico.

Um dos principais problemas dos índios, na área da saúde, é a falta de dentista. Mas Fábio Cardozo falou que até o PSF ser implantado, o odontomóvel irá realizar atendimentos periódicos na aldeia. Já a Ação Social irá identificar quais programas, desenvolvidos pela pasta, podem contemplar os índios.

Nas quatro escolas das aldeias Bororos do município, estudam aproximadamente 80 crianças, que aprendem os conhecimentos da educação infantil e da língua Bororo. Além de melhorias na estrutura física, identificadas pelo secretário Javert, a Secretaria de Educação está analisando a solicitação das aldeias, do transporte escolar noturno para as crianças e jovens indígenas concluírem o ensino fundamental e médio.

O cacique da aldeia Tadarimana, Cícero Kudoropa, parabenizou a iniciativa do prefeito e disse que não esperava que a visita fosse acontecer tão rápido. “O senhor é um homem de palavra. Não faz nem oito dias que fomos na prefeitura e o prefeito falou que ia vir aqui. E hoje ele já está na aldeia conhecendo a nossa vida, a nossa cultura e aquilo que o nosso povo precisa. Estamos contentes e confiantes no senhor”, falou o cacique.





Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357618/visualizar/