Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 17:50
Por: Arthur Braga

    Imprimir


São Paulo - O percentual de consumidores com contas em atraso aumentou no mês de fevereiro, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio). O índice de inadimplentes chegou a 42%, depois de registrar 36% em janeiro. De acordo com a assessoria econômica da Fecomércio, a alta é considerada normal para o período, por conta do volume de gastos no início do ano, com matrículas escolares e pagamento de impostos como o PVA (sobre Veículos Automotores) e o IPTU (Predial e Territorial Urbano).

Entretanto, a pesquisa, realizada com cerca de mil entrevistados na região metropolitana de São Paulo, mostrou que o número de consumidores com dívidas recuou. Em fevereiro, o índice é de 63%, contra 68% no mês de janeiro. O motivo dessa queda, para economistas da Fecomércio, é o fato de os consumidores já estarem com pagamentos atrasados, o que os torna mais cautelosos, evitando voltar às compras e fazer novas dívidas.

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) indicam que a inadimplência deverá se manter em patamares elevados nos próximos meses. Segundo o levantamento, o número de consumidores que afirmaram que não poderão pagar dívidas passou de 27%, em janeiro, para 33%, em fevereiro. De acordo com a Fecomércio, "apesar da elevação, o resultado ainda não está entre os mais altos apurados pela PEIC, se comparado aos 41% de junho e aos 39% de julho e agosto de 2004."





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357970/visualizar/