Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 09:40

    Imprimir


Os animais silvestres apreendidos em Sinop, por uma equipe do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis)no último dia 18, ainda permanecem na propriedade, localizada há 25 km do centro, na estrada Rosália (que dá acesso ao município de Santa Carmem). Segundo o analista ambiental Leandro Aranha, os 5 catetos (Tayassu tajacu), espécie de porco-do-mato, deverão ser levados amanhã para uma área de floresta em Feliz Natal.

"É uma área grande e foi escolhida, através de análise de algumas imagens de satélites. Quanto aos dois javalis, nós estamos procurando localizar algum criador autorizado, enfim, ainda estamos analisando o destino deles", informou ao Só Notícias.

Segundo ele, o empresário que mantinha os animais em cativeiro e ainda tinha duas peles de onça-pintada (uma delas era filhote) foi autuado e recebeu uma multa de R$10,7 mil. Questionado sobre o nome do empresário, ele respondeu que, por ordem da gerência local, não estava autorizado a divulgar.

O empresário foi multado por cometer três infrações: manter animais silvestres nativos em cativeiro, introduzir ilegalmente animais exóticos à fauna da região e por abater as onças que estão ameaçadas de extinção. Além da multa terá que se explicar junto ao Ministério Público pelo crime ambiental cometido podendo ser condenado a mais de um ano de detenção.

Os javalis tem a implantação de criatórios proibida no país desde 1998 e não pertencem à fauna da região.





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358131/visualizar/