Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 15:30
Por: Erica Santana

    Imprimir


Brasília - Violência no campo, evolução do mercado de trabalho, saúde e educação serão alguns do temas tratados durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres do Campo, que será realizado de 20 a 24 de abril em Uberaba, Minas Gerais.

O encontro, que reunirá mulheres de todo o país, de trabalhadoras rurais às mulheres que trabalham no agronegócio, também abordará as dificuldades enfrentadas nas pequenas propriedades rurais. A advogada, economista e produtora rural, Gracie Martins, estima que cerca de 1.500 mulheres participarão do congresso. " Será um encontro pioneiro, porque dificilmente se faz uma reunião desta categoria. Nós temos encontros de pequenas produtoras rurais que trabalham na lavoura, e também de grandes produtoras, mas é muito difícil reunir todas elas em um só encontro, onde é possível trocar experiências", disse,em entrevista à Rádio Nacional AM.

Representantes das mulheres indígenas e das mulheres negras e entidades internacionais com atuação no Brasil, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Banco Mundial, também estarão presentes. De acordo com Gracie Martins, a embaixadora da Suécia, que já foi ministra da agricultura, é uma das convidadas do evento. "Ela nos trará informações muito importantes", afirmou.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicarão ferramentas para ajudar a resolver os problemas apresentados pelas participantes. Os resultados que saírem do encontro serão entregues às autoridades competentes."Nós formaremos seis grupos de trabalho que ficarão trabalhando nos principais temas do congresso, para que no próximo encontro, nós tenhamos resultados mais amplos sobre toda esta problemática do campo", explicou Gracie Martins.

As mulheres interessadas em participar poderão se inscrever pelo site da Associação Mãe Terra, em Brasília, e na filial do Rio Grande do Sul, ou pelo site da organização, no endereço www.maeterra.org. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 274-2835.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358756/visualizar/