Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 07:21

    Imprimir


O serviço de registro e coleta de medula óssea de pessoas dispostas a fazer a doação já começou, desde quarta-feira (16).

A coleta de sangue dos primeiros voluntários está sendo realizada no MT Hemocentro, em Cuiabá. O banco de sangue público do Estado será o responsável pela coleta do material e funcionamento do serviço.

De acordo com o superintendente da Central de Regulação do SUS, Vander Fernandes, o serviço busca oferecer mecanismos para pacientes que não têm parentes que sejam compatíveis para doação da medula. O cadastro vai possibilitar uma chance maior de encontrar um doador de medula óssea para portadores de leucemia e outros tipos de cânceres do sangue, comentou.

O serviço do Redome, em Cuiabá, começa com a coleta das amostras de sangue no Hemocentro. O material é enviado para um laboratório em Goiânia (GO), onde será realizado o exame de HLA, que identifica as características genéticas do doador. Após a identificação, os resultados dos exames são, novamente, enviados para o Hemocentro de Cuiabá, que incluirá as informações dos candidatos a doação de medula óssea no cadastro nacional.

"O cadastro gera uma pesquisa nacional e até internacional, caso o nosso doador não tenha compatibilidade com pessoas que necessitem da medula em Mato Grosso", explicou o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado. "É um avanço na área de doação e coleta de sangue em Mato Grosso, que visa efetivamente dar condições de realização, inclusive de transplante de medula no Estado", afirmou.

De acordo com Vander Fernandes, a expectativa é de que em dois meses os exames de HLA já sejam realizados em Cuiabá, após o credenciamento de um laboratório capacitado para realização do exame.

Outras informações pelo telefone (65) 623-0044.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358927/visualizar/