Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 10:20
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


A governadora em exercício Iraci França reafirmou nesta quinta-feira (17), em reunião realizada no Palácio Paiaguás com a diretoria da Associação Estadual dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso, o compromisso do Governo em ajudar na construção da Casa dos Aposentados. A obra será executada pela associação e disponibilizará estrutura para alojamento dos aposentados que vierem à Capital e para atendimento de saúde.

“O terreno para a construção da Casa já foi doado pelo Governo”, informou a governadora. Durante a reunião, os membros da Associação pediram o empenho da governadora para que o Estado também possa contribuir com a obra de construção do prédio. “A disponibilidade de recursos por parte do Governo está em fase de estudo e vai depender do orçamento”, disse a governadora.

Iraci França ressaltou que o Governo tem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos idosos do Estado. “Sei da necessidade da Casa porque conheço muito bem a realidade dos aposentados e pensionistas que vivem na Capital”, disse. “Entendo que a diretoria tem uma certa urgência para construção. Reconheço na Associação uma entidade que tem travado uma luta muito grande em defesa dos direitos dos idosos e que sem dúvida irá conseguir construir esta Casa”, afirmou.

O projeto da Casa dos Aposentados compreende uma área construída de 726 metros, que contará com oito apartamentos, sendo quatro femininos, e quatro masculinos, três salas administrativas, farmácia, enfermaria, três salas administrativas e espaço para reuniões. “É o nosso compromisso de deixar a diretoria da associação com esta Casa construída. Em todo Estado são 207 mil aposentados e pensionistas. Será o quinto Estado brasileiro que terá a sede própria de associação de aposentados”, informou o presidente da Associação, Silvino Monteiro.

De acordo com o presidente da Associação, além das parcerias com Governo e parlamentares, a entidade também buscará a colaboração da iniciativa privada. O deputado Sérgio Ricardo, que esteve acompanhado os integrantes da diretoria na reunião com a governadora, afirmou que já garantiu R$ 100 mil das emendas que propôs, neste ano, para construção da Casa. O valor inicial da obra está estimado em R$ 386 mil.

“Na década de 50, para cada um aposentado havia sete pessoas trabalhando, no país, hoje esta proporção é de um aposentado para cada duas pessoas trabalhando. Isto demonstra que o número de aposentados vem crescendo e que as instituições públicas tem que ajudar a criar estrutura para auxiliar esta massa”, afirmou o deputado.

O presidente da Federação Mato-grossense dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Agamenon José da Silva, disse que a entidade está mobilizando junto ao Sindicato Nacional dos Aposentados para conseguir recursos para ajudar na construção.

Além do deputado Sérgio Ricardo e do presidente da Federação participaram da reunião o assessor técnico da Associação, Bento Porto, e assessora do deputado Silval Barbosa, Marizete Calvilla.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359146/visualizar/