Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 16:00
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Funcionando irregularmente há mais de 5 anos, duas micro-empresas do ramo de reciclagem de plásticos foram autuadas nesta quarta-feira pela manhã, pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Mineração de Várzea Grande. Pela situação encontrada, a multa seria de 100 UPFs (1.290 reais).

As empresas estão localizadas no final da Av. Cel. Escolástico, no Jardim Eldorado. A denúncia partiu dos próprios vizinhos que se sentiram incomodados com o funcionamento da empresa por depositar na rua o carregamento de plástico, fazendo da via um verdadeiro depósito, interditando a passagem até mesmo dos pedestres.

Se não bastasse obstruir a via pública, os fiscais encontraram outras irregularidades. A empresa está localizada em uma área de preservação ambiental permanente, pois, no local, há uma fonte de água natural. “A continuação do funcionamento implicaria desde a qualidade da água até o seu possível desaparecimento, já que a quantidade de lixo plástico espalhada pelo local é enorme”, explicou Telma Bezerra, fiscal e engenheira sanitarista da secretaria.

Os ficais da Secretaria de Meio Ambiente interrompeu o funcionamento da empresa e estabeleceu um prazo de 10 dias para que a rua fosse desocupada. No mesmo prazo, a área ao redor deve ser limpa e os funcionários receber o material mínimo de segurança (botas, luvas, máscaras). Como as instalações estão dentro de uma área de preservação ambiental, a prefeitura exigiu que a empresa mude de endereço. “Para contaminar a mina é só uma questão de tempo e tempo é o que a empresa não tem mais”, enfatizou Telma.

Segundo alguns vizinhos, as empresas de reciclagem estão no local há mais de cinco anos. Indiferente a questão ambiental e a de preservação da mina, disse que os moradores nunca tiveram problemas, só agora com a intervenção da rua. “Carro não passa de jeito nenhum. A lama da rua impede até que os pedestres passem”, explicou. A “lama da rua” foi ocasionada pelo acúmulo de lixo na via pública, formando duas grande poças em frente a empresa.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359365/visualizar/