Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 09:50
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Coordenadoria de Polícia Comunitária realiza no próximo dia 27 deste mês a primeira Ação de Cidadania e Segurança Pública de 2005.

A ação, a oitava a ser realizada pela Sejusp, vai beneficiar mais de 20 bairros da região do Pedra 90, em Várzea Grande e a expectativa dos organizadores é de que aproximadamente 10 mil pessoas sejam atendidas. Na primeira Ação de Cidadania e Segurança Pública desenvolvida na região, em 2004, foram atendidas em torno de 600 pessoas e passaram pelo local 10 mil pessoas.

Desde 2003 a Sejusp, com o apoio das Companhias de Policiamento Comunitário, associações de moradores de bairros, entidades civis e empresas e, a partir do ano passado, em parceria com as Secretarias de Trabalho Emprego e Cidadania (Setec), Esportes e Lazer (Seel), de Fazenda, entidades de ensino superior e outras, vem realizando ações sociais e de cidadania. Entre 2003 e 2004, em sete ações realizadas, foram atendidas 18,6 mil pessoas.

Em 2005 a meta da Coordenadoria de Polícia Comunitária é realizar onze ações integradas e atender cerca de 40 mil pessoas na Grande Cuiabá.

O coordenador de Polícia Comunitária, major Wilson Batista, disse que para atender a população do interior, a Coordenadoria já está trabalhando junto a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e entidades para que em parceria, possam levar essa iniciativa para as diferentes regiões do Estado.

PEDRA 90 - Na região do Pedra 90, a Ação de Cidadania e Segurança Pública será realizada no Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente (CAIC), localizado na Rua Caramuru, s/nº das 8 h às 17 h.

Vários serviços serão oferecidos a população. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e Procon estarão repassando informações e orientações ao consumidor, haverá distribuição de material informativo e registro de reclamações. Equipes do Ganha Tempo também estarão presentes para orientar a população.

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) estará informando a respeito do Programa de Consciência Fiscal em palestras direcionadas aos líderes comunitários. Também estará participando da ação a Casa Militar do Governo do Estado e o Hemocentro, que realizará coleta de sangue para abastecer o banco de sangue da capital.

Outros parceiros também já confirmaram participação como o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que expedirá Carteiras de Trabalho (CTPS), Cruz Vermelha que levará voluntários para ministrar palestras sobre a prevenção as doenças sexualmente transmissíveis, prestará serviços de aferição de pressão arterial e palestras de prevenção de higiene bucal.

Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a UNIODONTO, vão prestar serviços de saúde.

Equipes do INSS e CEMAT também estarão prestando orientação a população, além de órgãos ligados a Sejusp entre eles o Instituto de Identificação, que fará a expedição da 1ª via da Carteira de Identidade, a Companhia de Policia Comunitária do Pedra 90, o Batalhão de Operações Especiais (BOpE), Corpo de Bombeiros, Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-MT), Programa Educacional de Resistência às Drogras, coordenado pela Polícia Militar (Proerd), Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Associação de Moradores do bairro e a UCAM.

"A idéia é agregar mais voluntários e instituições parceiras a cada ação que seja realizada. Com isso, além de levarmos os serviço de segurança pública mais próximo do cidadão, estamos oportunizando às populações mais carentes os serviços oferecidos pelo Estado", destacou o coordenador de Polícia Comunitária, major Wilson Batista.





Fonte: Assesoria/Sejusp-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359474/visualizar/