Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 07:14
Por: Alex Fama

    Imprimir


O Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PMSC) inaugurou ontem a tarde a Central de Transplantes. O local vai funcionar como uma sub-sede da Central de Regulação, possibilitando assim, a mediação entre familiares dos doadores e receptores de órgão. Com a medida o Estado espera zerar em aproximadamente um ano a fila de espera de quem aguarda um transplante de córnea.

A unidade funcionará da seguinte forma. Uma pessoa que der entrada no PSMC morto ou que venha a morrer no local, a Central de Regulação, órgão que regula os transplantes no Estado, não mais precisará ser acionada. Uma equipe estará de prontidão no local para fazer esta mediação entre os familiares e os doadores, ganhando assim tempo. "O sistema vem justamente preencher esta lacuna fazendo a mediação entre estas duas partes", afirmou o superintendente da Central de Regulação do SUS, Vander Fernandes.

No PSMC só será feita a captação de córnea. A retirada do órgão tem que ser feita dentro de um prazo de seis horas, contados da retirada ao transplante. Por isto, a necessidade da Central dentro do PSMC. O superintendente ressaltou que a Central vai atender todo Mato Grosso e com isto espera acabar com a fila de pacientes a espera de transplante de córneas.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, Vera Sena, só este ano já foram feitos quatro transplantes de córneas captadas no Pronto Socorro. No ano passado, 46 pessoas receberam o órgão por meio de doadores que já chegaram em óbito na unidade.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359523/visualizar/