Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 07:35
Por: Adriana Gomes

    Imprimir


Visando diminuir a fila de pessoas que precisam de transplantes de córnea e medula óssea em Mato Grosso, o governo do Estado inaugura hoje, às 14 horas, no Hospital e Pronto Socorro Municipal, uma Central de Transplantes para captação de córnea e, às 15 horas, lança, no Hemocentro, o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). As inaugurações devem contar com a presença do coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes, Roberto Schlindwein.

O superintendente da Central de Regulação do SUS, Vander Fernandes, explicou que a instalação da Central de Transplantes tem como objetivo principal a captação do doador com coração parado, cuja única possibilidade de doação é da córnea que será usada em transplantes. Com a Central, Mato Grosso espera zerar em menos de um ano a fila de espera para transplante de córnea, que hoje chega a 300 pessoas em todo o Estado. Vander explicou que a Central vai atender todo o Estado, inclusive, com condições de oferecer córneas para alguns municípios mato-grossenses que já fazem transplantes, como Sinop e Cáceres, e com possibilidade de iniciar o serviço em Rondonópolis.

Outro objetivo da vinda de Schlindwein à Capital é uma visita técnica que fará às instalações do primeiro Banco de Olhos de Mato Grosso, que funcionará no Hospital dos Olhos, localizado na rua Ramiro de Noronha, no bairro Jardim Cuiabá. O Banco já está montado e será acoplado à campanha nacional que tem como objetivo zerar a fila de transplante de córnea em todo o país.

Para ajudar a aumentar o número de doadores, será lançada, junto com a instalação da Central de Transplantes, a campanha estadual “Todo cidadão tem o direito de ver Mato Grosso mudar para melhor”. A divulgação é importante porque, até 6 horas após a morte, as córneas podem ser usadas com êxito em transplantes. Daí a intenção de divulgar essa possibilidade.

O trabalho vai consistir na abordagem das famílias de pacientes que falecerem no interior do Pronto Socorro, ou que chegarem mortos à unidade.

Já o Redome vai possibilitar uma chance maior de encontrar um doador de medula óssea para portadores de leucemia e outros tipos de cânceres do sangue. O Registro consiste na reunião de informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar medula para transplante. Assim, com as informações do receptor que não disponha de doador aparentado, busca-se no Registro um doador cadastrado que seja compatível e, se encontrado, articula-se a doação.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359829/visualizar/