Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 10:20

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Cultura está oferecendo oportunidade de aperfeiçoamento aos músicos de Mato Grosso, através de curso gratuito. Destinado a formar regentes de corais, as inscrições estão abertas até o próximo dia 18 de fevereiro. O número de vagas é limitado, totalizando 60, sendo 40 para o interior e 20 para Cuiabá e Várzea Grande.

A exemplo de curso oferecido ano passado para a formação de regentes de bandas serão disponibilizadas, gratuitamente, alimentação e hospedagem aos músicos que vierem do interior. “As vagas foram distribuídas democraticamente, contemplando todas as regiões mato-grossenses”, informa o maestro Carlos Taubaté, coordenador do curso que, ao lado de André Vilani (preparador vocal), vai ministrar as aulas. Taubaté é bacharel em Composição e Regência.

As aulas vão acontecer sempre em um final de semana (sextas, sábados e domingos) dos meses de março a junho e agosto a novembro, completando oito módulos. Estão habilitados a participar do curso somente aqueles que já tenham noções de teoria e solfejo (leitura de partitura). É necessário, ainda, que os participantes estejam atuando como músicos em seus municípios de origem.

Carlos Taubaté estima que em todo o Estado existam entre 60 e 70 regentes, quantidade que significa uma demanda razoável e justifica plenamente a realização do curso. “Nossa proposta é oferecer o aperfeiçoamento baseado numa formação acadêmica”, destaca o regente, lembrando que essa é uma área do conhecimento musical em que se verifica carência em Mato Grosso. Dois aspectos desse contexto foram frisados pelo compositor: a inexistência de um bacharelado em Música no Estado e a distância das cidades situadas em outros Estados onde tal curso é oferecido.

Esta iniciativa da SEC também se direciona a criação de um ambiente favorável para que, no futuro, implante-se um bacharelado em música no Estado, seja através da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), seja por meio da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Enquanto isso não acontece, o curso em questão configura-se como oportunidade única para capacitar regentes e estudantes de regência para prática coral, impulsionando o movimento em Mato Grosso.





Fonte: Assesoria/sec-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360054/visualizar/