Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 07:04
Por: Gustavo Porto

    Imprimir


Ribeirão Preto, 11 - O início da colheita de variedades superprecoces de soja em Minas Gerais e São Paulo, previsto para a próxima semana, está obrigando produtores a desovarem os estoques da safra antiga a preços entre US$ 8 e U$ 9/saca, abaixo do custo e da média histórica de US$ 10/saca.

"O produtor não tem opção, pois o possível cenário de melhora dos preços é só para o segundo semestre. Mesmo assim, só haverá uma boa perspectiva se a próxima safra dos Estados Unidos for ruim", disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Gustavo Gonçalves. "Como não há perspectiva de melhora até a colheita da safra 2004/2005, o produtor está tendo de vender a soja a preço de banana", completou o presidente da Aprosoja.

A entidade estima que entre 10% e 20% da safra 2003/2004 nos dois estados ainda esta estocada até o início da colheita. "A indústria começa a pressionar o produtor que entregue a soja e libere espaços na estocagem", completou Gonçalves. Ele lembrou também que a crise no setor começa a estimular o surgimento de entidades regionais de produtores de soja, como a Aprosoja criada no início do mês no Mato Grosso. "É muito bom que isso ocorra, pois é difícil a entidade nacional atender à demanda de todos. O pessoal do Mato Grosso irá pressionar os políticos locais e as próximas entidades regionais serão as de São Paulo e de Minas Gerais", explicou Gonçalves.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360466/visualizar/