Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 13 de Fevereiro de 2005 às 15:44

    Imprimir


Os dados do Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta (Tcrac), para quem plantou soja transgênica em Mato Grosso, serão divulgados amanhã, pela manhã, pela Delegacia Federal de Agricultura.

Os produtores tiveram até o dia 31 janeiro para entregar a declaração. Com o levantamento do Tcrac a delegacia irá apresentar quantos hectares de soja foram plantados no estado e ainda as informação necessárias para auxiliar a fiscalização.

O produtor que não assinou o termo ficará impedido de obter financiamentos do Sistema Nacional de Crédito Rural e de ter acesso aos incentivos fiscais. O agricultor também não poderá participar de programas de repactuação ou parcelamento de dívidas de tributos e contribuições federais.

Nas propriedades os fiscais verificam a documentação do produtor e área plantada. O chefe de Serviço de Desenvolvimento Rural da FDA-MT, Luís Henrique Gonçalves Pires, explica que na comercialização do produto também é verificado se o agricultor tem algum documento que comprove a origem da soja.

Ele conta também que o risco de a soja geneticamente modificada invadir outras lavouras é pequeno porque a planta tem "fecundação fechada". "É muito pequena a dissiminação por grão de pólen", disse. Mesmo quando o grão fica preso na colheitadeira e cai em outras plantações também há uma pequena possibilidade de dissiminação. (AM)




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360517/visualizar/