Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 13 de Fevereiro de 2005 às 13:10
Por: Fabiana Batista

    Imprimir


A superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) também registrou algumas reclamações cujos alvos são os supermercados. Foram 14 em 2004.

O número não coloca esse segmento na lista dos dez mais reclamados do Procon e, segundo a conciliadora do órgão, Manaíra Yamamura Rios, o que ocorre é que na maior parte das vezes o cliente vai ao supermercado reclamar e o produto é trocado.

As reclamações mais comuns no Procon se referem a supermercados cujos preços de produtos na gôndola diferem da apresentada no caixa. Ofertas anunciadas em tevê que não são cumpridas quando o consumidor vai até o mercado ou de produto que ainda não está disponível, apesar da propaganda.

"Com isso, o consumidor é enganado, vai até o estabelecimento, não encontra o que foi anunciado e fica induzido a comprar outra mercadoria", pondera a conciliadora.

Mas produtos deteriorados também foram alvo de reclamação, diz ela. "Frango estragado e caixa de bombom com larvas foram algumas das ocorrências registradas", cita Mainara.

Rotina - De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Cuiabá, Silvana Maria Ribeiro, as inspeções de rotina são feitas duas vezes por ano em cada supermercado.

A equipe fiscal tem que cumprir itinerário em 120 estabelecimentos de pequeno porte e 29 de grande.

As visitas também ocorrem quando consumidores fazem denúncias. Neste caso, se o produto estiver visivelmente deteriorado a apreensão é e a multa são imediatos. Se a condição sanitária não estiver visível, o produto é levado para análise laboratorial, conforme detalha Silvana.

Todos os supermercados da Capital já foram notificados por algum tipo de irregularidade.

Cada estabelecimento recebe prazo para adequação e, quando não cumpre, é multado e pode até ser interditado.(FB)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360524/visualizar/