Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 09:36
Por: José San Martin

    Imprimir


A portaria que tem o objetivo de desativar o terminal de integração da Estação Bispo Dom José foi assinada ontem pelo secretário municipal de Transportes Urbanos, Emanuel Pinheiro. O decreto foi o primeiro ato dele no comando da SMTU. A medida, segundo Pinheiro, visa atender o anseio da população e cumprir uma das promessas de campanha do prefeito Wilson Santos. Dados da SMTU indicam um fluxo diário de 40 a 50 mil pessoas no terminal, mas nos dias de maior atividade, o local já chegou a receber mais de 70 mil usuários, que se amontoam uns sobre os outros na tentativa de tomar um ônibus.

O secretário explicou que uma comissão formada por cinco técnicos da SMTU terá 60 dias – a contar da publicação da portaria – para apresentar os resultados do levantamento e as sugestões visando a desativação completa do terminal. “É uma herança da administração anterior que temos de resolver, mas a desativação é decisão do prefeito e uma medida que requer extrema urgência, pois o usuário está sendo desrespeitado”, declarou.

Citando a meta de “humanizar o sistema de transporte coletivo”, o secretário afirmou não ter uma data determinada para a desativação total do terminal, que somente acontecerá com a implantação da bilhetagem eletrônica e a integração temporal de todo o sistema, que também dependerão de estudos já iniciados.

Caso a portaria seja publica até o dia 10, lembrou Pinheiro, na primeira quinzena de abril a população já terá informações sobre o que será feito da Bispo, como é conhecida.

“Queremos diminuir significativamente o fluxo nos terminais da cidade, para isso vamos mudar itinerários, reduzir número de carros, acabando com o tumulto e as filas para embarque e desembarque. Além disso, a medida pode significar também a redução dos assaltos a ônibus, já que os cobradores terão uma quantia pequena em caixa com a adoção dos cartões”, ressaltou.

Para Pinheiro, a bilhetagem eletrônica ainda auxiliará a atual gestão no planejamento, já que a SMTU passará a dispor de dados mais seguros para realizar mudanças nas linhas, horários e itinerários do sistema de transporte.

O secretário estará se reunindo nos próximos dias com empresários representantes da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) para discutir a implantação da bilhetagem eletrônica. “Essa parceria é imprescindível, pois a SMTU atuará na normatização técnica, definição de itinerários, fluxo, sinalização do trânsito. Às empresas caberá a aquisição dos equipamentos a serem instalados nos ônibus”, disse.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361080/visualizar/