Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 13:33

    Imprimir


O nível da água do rio Guaíba, em Porto Alegre, é o mais baixo há sete anos. Segundo a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do Rio Grande do Sul, órgão responsável pelo monitoramento do Guaíba, apenas 43 centímetros separavam o nível da água do mínimo exigido para a passagem dos barcos (o chamado calado). De acordo com o jornal Zero Hora, o nível médio da água registrado em dezembro ficou em 6m 43cm no canal de navegação. Para os técnicos do SPH, a circulação de embarcações pode ficar comprometida se o volume de água não aumentar.

Quando o nível chega abaixo de zero na régua de medição da SPH, as embarcações precisam se desfazer de parte de suas cargas para trafegar sem risco de encalhar. O calado do Guaíba é de 5m18cm, com mais 80 centímetros de profundidade que não são considerados por formarem uma margem de segurança. "Se não chover, vamos ter problemas até fevereiro", afirma o diretor-superintendente da SPH, Daniel Lena Souto.

Limpeza da Orla

Além dos possíveis transtornos à navegação, as margens recuadas e a formação de ilhotas barrentas em vários pontos chama a atenção dos porto-alegrenses. Hoje, a partir das 14h, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) inicia uma operação de limpeza da orla do Guaíba. A ação ocorrerá desde a Usina do Gasômetro até a praia do Guarujá. O objetivo é recolher o lixo que, em razão da estiagem, se acumula nas margens do rio.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361300/visualizar/