Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 07:45
Por: Da Assesoria

    Imprimir


Produtores de Lucas do Rio Verde (MT) começaram esta semana a colher as lavouras de soja de ciclo precoce, plantadas em setembro. Sem registro de problemas climáticos significativos, o município plantou 230 mil hectares dessa variedade e deve colher cerca de 690 mil toneladas da oleaginosa, com uma produtividade de três mil quilos por ha. A partir da segunda quinzena deste mês, os municípios vizinhos de Lucas do Rio Verde, como Sorriso, Sinop e Nova Mutum, também começam a colher a soja da variedade precoce.

Segundo os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que acompanham o calendário da safra brasileira de grãos, a colheita da soja se concentra no mês de março, quando serão colhidos cerca de 40% das lavouras na Região Centro/Sul. Pelas previsões da Conab, serão colhidos este mês cerca de 2% das lavouras, 15% em fevereiro, 35% em abril, e o restante em maio, cerca de 8%, quando se encerra a colheita da soja em todo o Brasil. Na região Centro-Oeste, o clima tem sido favorável à cultura da soja, enquanto no Sul a situação climática começar a preocupar.

A Conab mantém a estimativa da produção brasileira de soja em 61,4 milhões de toneladas para uma área plantada de 22,3 milhões de hectares. A produção, considerada recorde, representa um aumento de 23,4% em relação à safra anterior, de 49,7 milhões de toneladas. A produtividade média da lavoura foi avaliada em 2.751 quilos por hectare - um crescimento de 17,6% em comparação aos 2.339 kg/ha, alcançados na safra anterior.

As exportações do complexo soja em 2004 devem fechar com uma receita de US$ 10,1 bilhões. Para este ano, a projeção é de US$ 9 bilhões.




Fonte: Mapa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361389/visualizar/