Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 31 de Dezembro de 2004 às 07:23

    Imprimir


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT) inicia em fevereiro a primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa do calendário 2005. A partir do dia 1º a 28 de fevereiro o foca da campanha são bovinos e bubalinos de zero a 12 meses. O objetivo, segundo o presidente do Indea, Décio Coutinho, é imunizar 100% do rebanho de 5 milhões de cabeças nesta faixa etária. Mato Grosso possui o maior rebanho nacional, com 24,9 milhões de animais.

Nessa etapa, apenas a região do Baixo Pantanal mato-grossense não será atingida, devido o período de cheias, onde fica praticamente impossível manejar o rebanho.

O órgão está pronto para iniciar as atividades do próximo ano. A estratégia é promover a divulgação, via Comitê Municipal de Erradicação da Febre Aftosa, comitês de sanidade animal e vegetal, conselhos municipais de desenvolvimento rural, sindicatos rurais, revenda de produtos agropecuários, frigoríficos, empresas leiloeiras por meio de faixas, reuniões e distribuição de folhetos e cartazes informativos.

"A comunicação da primeira etapa deverá ser feita até o dia 10 de março, em qualquer unidade do Indea", alerta Coutinho. Do dia 11 a 26 de março, a equipe do Instituto realizará visita em todas propriedades inadimplentes com as confirmações das vacinas, notificando os proprietários ou arrendatários. O prazo para a regularização é de, no máximo, 72 horas após a notificação.

Segundo o presidente do Indea, durante a etapa de vacinação, todos os bovinos bubalinos com finalidade de cria, engorda, reprodução, exposições, leilões e outras aglomerações serão obrigatoriamente vacinados contra a doença.

O pecuarista mato-grossense realiza a imunização do gado em três etapas, a primeira em fevereiro (rebanho de 0 a 12 meses), em maio (rebanho de 0 a 24 meses) e em novembro (100% do rebanho).

APERTO - O Indea também realizará um levantamento do número de propriedade e de bovinos e bubalinos a serem vacinados. Todas as propriedades que não comunicaram a vacinação na etapa de novembro deste ano serão fiscalizadas. As propriedades das micro-regiões existentes como pequenos e mini produtores, assentamentos, reservas indígenas e fazendas localizadas num raio de cinco quilômetros dos recintos de leilões e exposições ou que fazem fronteira com Pará e Bolívia também serão fiscalizadas. Essas propriedades receberão um relatório zoofitossanitário.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362230/visualizar/