Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Dezembro de 2004 às 11:01
Por: Lana Motta

    Imprimir


Preparando para utilização turística a Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, atrativo similar a Bonito (MS), técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Prefeitura de Nobres, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) e dos grupos Pierre Martin de Espeleologia e Bambuí de Pesquisa Espeleológica fizeram o zoneamento e mapeamento ambiental da Gruta da Lagoa Azul.

O levantamento inédito vai resultar no mapeamento topográfico, com especificação de dimensões de profundidade e abertura, que vai orientar na definição da infra-estrutura adequada para acesso à gruta, definindo capacidade de carga (número máximo de turistas por visita e por dia), equipamentos de segurança recomendados ou obrigatórios como cintos e/ou capacetes, instalações hidráulicas, mobiliário e sanitários. Também consta no Plano a definição de trilhas de acesso, limpeza e sinalização turística e educativa.

VILA BELA - A partir de 2005, os moradores de Vila Bela da Santíssima Trindade - majoritariamente negros remanescentes de quilombos, vão ter onde produzir, mostrar e comercializar seu artesanato, onde se destaca a afrodisíaca bebida artesanal Kanjinjin, cuja receita é mantida em segredo pelos artesãos.Situado na área de transição entre o Pantanal e a Amazônia - duas das mais fascinantes regiões do país, será construído no local um terminal turístico composto de salas para produção e comercialização de artesanato e museu.

Os recursos, cerca de R$ 300 mil, têm origem no Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do País, do Ministério da Integração e serão aplicados na restauração do patrimônio histórico como o Telégrafo de Rondon e as Ruínas de Vila Bela, na criação de rotas turísticas interligando os municípios e em saneamento básico, além de reflorestamento e aproveitamento dos rios com a criação de laboratório de produção de alevinos.

PROECOTUR - Visando gerar alternativas para atividades degradadoras do meio ambiente, fomentar o ecoturismo, maximizar benefícios econômicos sociais e ambientais, criar empregos e garantir o desenvolvimento sustentável da região, o Preoecotur - Programa de Ecoturismo da Amazônia, agora sob coordenação do Ministério do Turismo, canalizou, em 2004, R$ 174 mil para a Amazônia mato-grossense.

Os recursos foram aplicados na elaboração dos Planos de Desenvolvimento dos pólos da Amazônia e Vale do Guaporé, Terminal Aeroviário de Alta Floresta, Projeto técnico da estrada Park Sete Quedas (ligando Pedra Preta a Paranaíta) e na construção do posto de fiscalização do Parque Estadual do Cristalino.

Trinta municípios foram beneficiados. São eles: Alta Floresta, Apiacás, Aripuana, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Juruena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Cáceres, Glória d Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista do Oeste, Nova Lacerda, Comodoro, Curvelândia, Lambari do Oeste, Rio Branco, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal, Mirassol d´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Indiavaí, Jaurú, Figueirópolis d´Oeste e Vale de São Domingos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362286/visualizar/