Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 23 de Dezembro de 2004 às 07:46

    Imprimir


Sob a escolta da Polícia Rodoviária Federal, as sete carretas carregadas com 275 mil litros de combustível adulterado que estavam estacionadas há quase um ano no Pátio da Empaer, em Cuiabá, seguiram ontem em comboio para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). A autorização tinha sido concedida há quase dois meses pelo juiz federal José Pires da Cunha a pedido da Transportadora Ferracini, que alegou que as carretas estavam servindo apenas para armazenar o combustível, mas problemas na documentação, falta de laudos do Inmetro e a definição do local retardaram a transferência. O produto ficará armazenado em tanques da Distribuidora Dínamo, nomeada como fiel depositária, até que seja reprocessado.

A apreensão dos caminhões aconteceu no dia 2 de janeiro numa operação da Polícia Fazendária e de fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda. Atendendo a uma denúncia anônima, a equipe foi até o pátio de uma transportadora no Parque Ohara, em Cuiabá, onde encontrou seis carretas. A outra foi localizada num pátio de um posto em Várzea Grande. As notas foram emitidas pela empresa Petromil Distribuidora de Petróleo, de Paulínia (SP), e tinham como destinatária a Aspen Distribuidora de Combustíveis, filial de Mato Grosso. Testes feitos em laboratórios de Cuiabá e em Brasília mostraram que a gasolina tinha a presença de solventes. O inquérito conduzido pela delegada Valéria Pimenta ainda está em andamento e conta mais de cinco mil páginas. O esquema envolve seis estados e mais de 20 pessoas já foram indiciadas.

O Procurador federal da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Jorge Maurício compareceu ao local onde estavam os caminhões para dar cumprimento ao Mandado de Entregue assinado pelo juiz José Pires da Cunha e cujo prazo terminava ontem. Os documentos e chaves dos caminhões foram entregues aos motoristas da Ferracini por um oficial de Justiça Federal. Quando as carretas chegarem em Duque de Caxias, no sábado à tarde se tudo correr como o previsto, o fiscal Edson de França Martins, da ANP, o mesmo que esteve ontem na Empaer acompanhando a partido dos caminhões, estará na Distribuidora Dínamo para fazer a vistoria nos lacres. Seis homens da PRF farão a escolta dos caminhões. Além de dois carros da PRF, que irão até o destino final, a cada trecho onde houver um posto da PRF um terceiro veículo fará a escolta. Segundo o inspetor Carvalho, ao anoitecer as carretas ficarão estacionadas. “Nestes pontos vamos pedir também o apoio da Polícia Militar para fazer a segurança”, disse o inspetor.

O advogado Antônio João de Carvalho Júnior, representante da Ferracini, disse que do total de 275 mil litros do combustível cerca de 10% podem ter evaporado.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362861/visualizar/