Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 13:40

    Imprimir


Policias civis de Rio Branco prenderam nesta segunda-feira um dos participantes do assassinato do prefeito e candidato à reeleição, de Lambari D’Oeste, Luiz Carlos Alves da Cruz, conhecido por Luiz Preto. Abdias Alves do Nascimento, o Manezinho, foi preso em Santa Helena, município próximo a Sinop. O crime ocorreu no dia 26 de setembro.

De acordo com o delegado municipal de Rio Branco, responsável pelas investigações, Percival Euletério de Paula, o acusado disse em seu depoimento que ajudou na contratação do pistoleiro que matou Luiz Preto. Foram expedidos três mandados de prisão, porém, dois continuam foragidos, o pistoleiro Joel Marçal (Ratão) que teria recebido R$ 6 mil pelo serviço, e o vereador Wenyton Salomão, apontado como um dos mandantes do crime, foragido desde quarta-feira passada.

O assassino foi contratado no município de Denise, conforme informou Abdias Alves. Segundo o delegado, a motivação do crime é o fato de Luiz Preto não ter aceito apoiar Wenyton para a reeleição este ano. Em anos anteriores eles foram aliados políticos. Wenyton chegou a ser secretário de Finanças na administração de Luiz Preto, o que acarretou ao então prefeito uma s[érie de inquéritos e processos administrativos, por desvio de recursos públicos, improbidade administrativa, entre outros. Wenyton foi reeleito pela terceira vez, com a maioria dos votos.

Ainda hoje o delegado de Rio Branco encaminha o pedido de prisão temporária de outro envolvido, Guilherme Moreira. Em seu depoimento Abdias Alves disse que Guilherme buscou o pistoleiro em Denise e chegou a ficar escondido por dois dias nas proximidades do local do crime. "Com o nome dos mandantes já conseguimos esclarecer praticamente todo o crime. Resta efetuar algumas pri~sões para termos a conclusão do inquérito", disse o delegado.

Luiz Preto foi morto com um tiro na cabeça quando saia de uma reunião política na comunidade de rural de São José do Pingador. Lambari D’Oeste fica distante 327 quilômetros de Cuiabá. Além dele três candidatos disputaram as eleições municipais. Com a morte de Preto, o seu vice se lançou candidato e venceu o pleito. Gesuíno Gomes (o Malaquias) é investigador de polícia na cidade e assume o mandato no próximo dia 1º.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363253/visualizar/