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Cidades/Geral
Quarta - 15 de Dezembro de 2004 às 08:17

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A adesão de Cuiabá em 2000 à Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), organismo reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), significou para a administração de Roberto França assumir compromissos e obrigações para com a educação no município nunca antes experimentadas. O resultado hoje é maior oferta e melhoria da qualidade do ensino na capital, a quinta cidade brasileira a aderir ao Cidade Educadora. No mundo todo são cerca de 300 cidades associadas, em sua maioria grandes e expressivas cidades.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Carlos Maldonado, por ser Cuiabá uma Cidade Educadora, "o prefeito Roberto França assumiu o compromisso de pensar a educação com um processo abrangente enquanto totalidade da demanda e voltada à inserção estratégica desta demanda". Isto significa pensar a educação, em oferta e qualidade, desde o infantil (a partir dos nove meses de idade) até a pós-graduação.

"Ser uma Cidade Educadora trouxe para a Secretaria Municipal de Educação um desafio diferenciado. Ela deixou de atuar com uma gestora de uma rede municipal e passou a pensar na educação com uma perspectiva de formulação de políticas abrangentes", acrescentou Maldonado, o que na prática, significou a expansão das áreas de atendimento, em especial para crianças de zero a cinco anos e para adultos acima de 25 anos de idade.

Cuiabá aderiu ao programa no início de 2000 e, no final do mesmo ano, foi regulamentado pela Lei 3.970. A partir daí abriu-se um leque de atuação da educação no município. Uma série de programas e projetos começou a ser pensada, trazendo uma profunda reestruturação do sistema educacional do município.

Entre os projetos citados por Maldonado, estão a criação da Universidade Popular Comunitária (UPC) para formação em ensino fundamental, médio e superior, que hoje tem cinco campus e atende aproximadamente duas mil pessoas com idade superior a 25 anos; a implantação de seis bibliotecas alternativas, oferecendo mais de 28 mil títulos à população; a ampliação de oito para 42 o número de creches para crianças de até três anos; a criação de salas e escolas para crianças com quatro e cinco anos; ensino profissionalizante aos servidores da educação; implantação do programa inovação educativa em nove escolas; incentivo a organização de grêmios estudantis; garantia de acesso a internet com instalação de terminais em escolas, bibliotecas e estabelecimentos comerciais; intercâmbio cultural entre estudantes cuiabanos, indígenas e alemães; e implantação da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec).

A Funec foi criada para, entre outros, viabilizar os programas de educação ao longo da vida não atendidos pelas políticas públicas do governo. Além dos já citados Universidade Popular Comunitária, educação profissionalizante para servidores da educação e educação ao longo da vida, compõem seu quadro de atendimento a Escola Municipal Agrotécnica da Baixada Cuiabana e as estruturas de apoio: TV Pixé, um canal educativo de TV a cabo cuja programação é feita por alunos da rede municipal; e Editora Municipal Aguapé, para publicações de produtos oriundos dos programas desenvolvidos pela Secretaria, como o livro "Nossa Cara é um País", produzido pelos alunos da UPC Herbert de Souza (bairro Osmar Cabral).




Fonte: Diário de Cuiabá

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