Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 06:29

    Imprimir


O Centro Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon, localizado na sede do Assentamento Antônio Conselheiro, foi o local escolhido na última sexta-feira para sediar a formalização de assinaturas dos contratos de entrega da produção de abacaxi plantados pelos assentados à empresa que se instalará em Tangará da Serra a partir do próximo ano.

Estiveram presentes no ato aproximadamente 40 pequenos produtores rurais, a prefeita Ana Maria Monteiro de Andrade, o diretor da EMPAER – Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural, Arécio Packer, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eliel Ferreira Porto, secretária municipal de Indústria Comércio e Turismo, Maria do Carmo Caparroz, o vereador Sérgio Mattes, técnicos e servidores da EMPAER, e os empresários representantes da Empresa, Argeu Fogliatto e Ivanir Primon.

De acordo com Packer, este trabalho está somando boas vontades, tanto em relação aos empresários pela iniciativa, quanto ao aval do Governo do Estado, além da determinação da prefeita municipal e sua equipe, bem como a disponibilidade dos técnicos e pesquisadores da Empaer. “Nessa visita pudemos comprovar in loco o pensamento dos produtores voltado para o cooperativismo e isso muito contribui para o fortalecimento do programa que tem tudo para ser um exemplo no Estado”.

Outra colocação de Packer foi em sentido de que ele estará conversando com a instituição Banco do Brasil, onde irá buscar entendimento para liberação de recursos que beneficiem os assentados na sua empreitada no cultivo do abacaxi e também da mandioca. “Sabemos das dificuldades dos assentados e estaremos intermediando as negociações junto ao Banco a fim de que esses recursos possam vir de encontro aos anseios dos produtores”.

Já a prefeita Ana Maria foi enfática ao afirmar que todos os esforços foram envidados no sentido de se promover o crescimento de Tangará da Serra na área da agricultura e beneficiar os pequenos produtores. “Tudo o que estava ao nosso alcance nós procuramos fazer para que esse empreendimento pudesse dar certo e agora, vemos que com boa vontade e a aplicação correta de recursos faz com que os empresários acreditem na capacidade que o município tem de se tornar um pólo de desenvolvimento”.

Os produtores por sua vez, reivindicaram às autoridades presentes uma ação junto ao INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, com o objetivo de implementar o processo de regularização dos assentados que, por não possuírem documentação da terra, não conseguem recursos através das instituições financeiras. Em relação a essa reivindicação, Packer e a prefeita Ana Maria disseram que estariam entrando em contato com o órgão a fim de iniciar conversações para agilização do processo.

A maioria das lavouras de abacaxi na região recebeu mudas com incentivos do município, somente no Assentamento, conforme declarou o secretário Eliel Porto, foram plantadas até o momento mais de 1,5 milhão de mudas as quais serão pagas quando da colheita da fruta no próximo ano, sendo uma proporção de duas mudas para cada uma que foi entregue.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364823/visualizar/