Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 11:43

    Imprimir


Pelos cálculos, se o produtor conseguir apenas 91 arrobas de pluma por hectare (ha), poderá contabilizar um prejuízo de R$ 100 por hectare no final da lavoura. O mínimo necessário para empatar despesas e receitas é produzir 93,16 arrobas por hectare. Outro produtor que mora em Rondonópolis e também planta algodão em Primavera do Leste é o ex-governador Rogério Salles. Ele diz que, apesar do pessimismo, não haverá tanta diminuição da área plantada com a cultura no Estado. Pelo menos não tanto quanto se imaginava.

Salles lembra que, no momento da compra dos insumos para a produção, o cotonicultor ainda estava otimista. Fez empréstimo e agora não lhe resta outra alternativa a não ser plantar.

Nesta safra, as propriedades da família Salles serão ocupadas pelo algodão em 2 mil hectares – um aumento de 400 em relação ao ano passado. O motivo desta expansão é que os 400 hectares estavam preparados para a lavoura já no ano passado, mas não foram plantados porque passou da hora. “Faltou chuva”, lembra Rogério. Como a área já estava preparada, nada melhor que ocupá-la com a cultura do algodão nesta safra.

Na ponta do lápis ele calcula os custos de produção em torno de R$ 4,5 mil, isso sem os juros dos financiamentos. Rogério diz que o produtor que conseguir empatar receita e despesa pode se dar por feliz. Mas é preciso torcer para que tudo corra bem para conseguir esse empate. Ainda assim resta a mesma dúvida já anunciada pelos sojicultores, como ficam as dívidas e os investimentos feitos?

Os 86 sócios da Unicotton, em Primavera do Leste, devem plantar nesta safra 80 mil hectares de algodão. O desânimo mesmo tem origem na alta dos custos e nos preços baixos. “Mas não há alternativa. Temos que plantar”, diz Hélvio Alberto Fiedler, gerente geral. A cooperativa tem orientado os produtores a reduzir os custos de produção e aproveitar as alternativas de mercado. Uma das formas de redução dos custos é comprar inseticidas e fungicidas em conjunto, o que pode resultar em uma economia de 10% a 12%. (JF)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365051/visualizar/