Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 12:18

    Imprimir


O diferencial na educação municipal está também na qualidade dos serviços prestados com a profissionalização dos educadores e criação inédita no país de cargos específicos para a carreira.

O atendimento prestado pelas creches em Cuiabá é destaque nacional por promover mudanças inéditas no país quanto à qualificação profissional e a criação do cargo e carreira de técnico em desenvolvimento infantil, destacou o secretário municipal de Educação, Carlos Maldonado, ao informar sobre o trabalho desenvolvido pelo setor na administração de França.

As ações adotadas pela prefeitura, no entanto, ainda não são regulamentadas no Brasil. “Todas estas propostas são inéditas no país. Não existe nacionalmente uma política clara que defina a educação infantil”, ressaltou Maldonado.

O aumento de 47,5% no número de crianças matriculadas no ensino infantil em Cuiabá durante a administração de Roberto França não é apenas quantitativo, foi acompanhado de um aumento na qualidade dos serviços prestados. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, Cuiabá conta hoje com 8.051 crianças (eram 3.832 em 99) atendidas pela educação infantil – cerca de 3.550 são crianças com idade entre nove meses e três anos, que são a clientela das creches, e 4.500 de quatro e cinco anos lotadas em unidades criadas apenas para esta faixa etária ou nas escolas municipais de ensino fundamental que ampliaram seus serviços.

Ao se referir à qualidade, Carlos Maldonado cita a criação de três leis. A Lei Complementar 084/02, que reestruturou a Secretaria e criou o cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil; a Lei Orgânica que constituiu a carreira e a Lei de Gestão Democrática das Creches, que cria conselhos gestores – esta lei tramita na Câmara Municipal e prevê a criação de dois conselhos para atuarem junto às creches.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366173/visualizar/