Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 10:20

    Imprimir


Colaboração. Esta foi a palavra de ordem dos produtores do Nortão quanto a não devolução de R$ 2 por saca de milho vendida através do PEP (Prêmio de Escoamento de Produto). Esta semana a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) se reuniu com produtores em Lucas do Rio Verde e pediu para que os agricultores não fizessem a devolução do dinheiro que era exigida pelos compradores do milho.

O superintendente da Conab em Mato Grosso, Ovídio Miranda, fez aos produtores uma explanação de como funciona o prêmio, os objetivos e explicou que com a devolução do dinheiro os compradores estariam recebendo duas vezes pela compra do produto, além de não estar cumprindo com o objetivo do PEP que é garantir o preço mínimo do produto. “Os aquisitores recebem um determinado valor do governo para escoar o produto mas em troca são obrigados a pagar, pelo menos, o preço mínimo do produto”, ressaltou. “Fazendo a devolução do dinheiro o produtor recebe pelo produto, no caso o milho, o preço de mercado isso não justifica a permanência do PEP”, assinalou referindo-se aos prejuízos dos produtores.

Embora não tenha provas sobre o ocorrido, na reunião Ovídio disse que ouviu dos produtores a promessa de que irão colaborar e não irão aceitar qualquer proposta. “O Sindicato Rural se comprometeu em realizar uma campanha de conscientização entre os produtores para evitar este tipo de negociação”, assegurou. Durante a reunião, conforme Ovídio não houve relatos de casos que tenham ocorrido a devolução do dinheiro aos comprados. “Ninguém citou nada sobre o assunto”, afirmou.

O resultado da reunião, o superintendente assegurou que já repassou a Conab em Brasília que irá discutir o assunto junto com o Ministério da Agricultura Abastecimento e Pecuária (MAPA) que deverá voltar com PEP para o milho. A previsão segundo ele é que a partir da próxima semana os leilões voltem a acontecer, pois foram Embora suspensos por causa do problema.

Além dos produtores de Lucas do Rio Verde, também participaram agricultores de Tapurah, Sorriso e outros. Cerca de 40 a 50 agricultores participaram do encontro.

A Conab estima que cerca de 500 mil toneladas de milho ainda devam estar nas mãos dos produtores em todo o Estado e boa parte deste montante, cerca de 300 mil, é oriunda da região Médio-Norte.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366423/visualizar/