Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 02 de Dezembro de 2004 às 10:32

    Imprimir


A especialista em controle do percevejo, Jurema Kattes, da Fesurv (Fundação de Ensino Superior de Rio Verde), Goiás, esteve em Sorriso onde realizou uma palestra técnica sobre o manejo do percevejo na cultura da soja. De acordo com a professora e pesquisadora, o ciclo reprodutivo do percevejo observado no sul e sudeste do país não serve como parâmetro para o trabalho de combate à praga na região Centro Oeste do país. "Observamos que ao contrário do que acontece no sul e sudeste, aqui na região, o percevejo não entra no período conhecido como diapausa. Isto significa que o inseto se reproduz, em encontrando alimento, durante todo o ano", explicou.

Jurema disse aos produtores ainda que um dos grandes problemas da crescente população de percevejos, é que já começam a encarecer a cultura. Aplicações extras de inseticidas têm sido feitas por produtores para tentar controlar a população dos insetos. Mas sem êxito. O surgimento de variedades de percevejos resistentes aos venenos utilizados deve-se, principalmente, ao fato de que os produtores não variaram o tipo de inseticida utilizado, dando chances para a seleção natural de indivíduos geneticamente resistentes aos inseticidas.

Segundo Jurema Kattes, os produtores têm de alternar o uso dos diferentes tipos de inseticidas disponíveis. "Temos quatro grupos químicos utilizados no combate ao percevejo, mas já existem insetos resistentes. O produtor tem que variar o tipo de veneno de uma aplicação para outra, para ter mais eficácia no combate", disse ela.A pesquisadora ressaltou também a importância dos inimigos naturais do percevejo. "As vespas são inimigas naturais do percevejo. Elas põem seus ovos dentro dos ovos do percevejo e as larvas da vespa se alimentam do ovo dos percevejos. Há ainda uma variedade que consegue infestar o indivíduo adulto do percevejo, elas são aliadas no manejo e controle do percevejo", explicou.

A palestra foi promovida pela Bayer Crop Science que presentou o Connect, um novo e diferenciado produto no combate ao percevejo.




Fonte: Arinos

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366439/visualizar/